Como Travis Scott se tornou um fenômeno do marketing e das colaborações com grandes empresas

Escrito por Vinicius Prado 01/10/2020 às 20:47

Foto: Divulgação

Nos últimos tempos, Travis Scott lançou projetos muito bem sucedidos com McDonald’s, Nike, Jordan e Fortnite.

Travis Scott pode ter sua carreira como rapper, mas atualmente ele é um magnata dos negócios, com participação em muitas das colaborações de maior sucesso do ano. Scott lançou hits e álbuns de sucesso, mas descobriu que uma grande parte de sua base de fãs está muito mais investida em suas parcerias – incluindo uma com o McDonald’s que alcançou enorme popularidade na Internet. Certamente parece que Scott tem o toque de ouro, e sua influência não deve diminuir tão cedo.

Travis Scott nasceu em 1992 em Houston, Texas. Após sua formatura no colégio, Scott matriculou-se na faculdade, mas desistiu antes de se formar para buscar seu primeiro amor, a música. Depois de alguns anos lançando EPs e se apresentando em pequenas casas noturnas locais, Scott assinou com sua primeira gravadora em 2012. Lançou seu primeiro álbum de estúdio em 2015 e, logo depois, começou a trabalhar com grandes nomes como Drake e Kanye West.

Em 2017, Scott se tornou uma sensação mundial e sua música, “Sicko Mode”, virou seu maior hit até hoje. O álbum de 2018 de Scott, Astroworld, o transformou em uma estrela ainda maior, e o artista passou a ser querido pelos críticos, bem como dos fãs. Muitos saudaram Scott como o rapper mais talentoso de sua geração.

Ele foi indicado a seis prêmios Grammy nos últimos anos e, sem dúvida, continuará a fazer ondas no mundo da música – ainda assim, toda uma nova geração de fãs está aprendendo sobre Scott devido às suas contribuições para o espaço da cultura pop.

No início de setembro de 2020, Travis Scott anunciou uma colaboração exclusiva com a rede de restaurantes fast-food McDonald’s. A refeição Travis Scott de edição limitada inclui um hambúrguer Quarteirão especial, uma batata frita média com molho de churrasco e uma Sprite. A refeição é tão popular quando foi lançada que causou uma ruptura na cadeia de suprimentos do McDonald’s, embora a refeição ainda esteja disponível para compra em restaurantes selecionados até o início de outubro.

Além da comida, a colaboração de Scott com a rede de fast-food inclui roupas especiais. Há camisetas, moletons, uma bandeja de almoço, uma jaqueta de trabalho – e um travesseiro corporal McNugget de frango. A maioria dos itens da coleção esgotou em minutos, e muitas das peças exclusivas estão atualmente sendo vendidas em sites de revenda pelo dobro ou triplo do preço original. Os fãs têm adorado a colaboração e muitos recorreram às redes sociais para criar e distribuir memes que zombam do McDonald’s, bem como do valor de revenda maluco da mercadoria da colaboração.

Não são apenas almofadas corporais e camisetas que estão vendendo como pão quente – na verdade, qualquer coisa que Travis Scott toca vira ouro. O rapper tem uma colaboração com a marca de calçados Nike/Jordan, com os tênis que ajudou a promover chegando a primeira posição em valor de revenda, de até 830% nos Nike Air Force 1, segundo a Real Style. Embora muitos músicos e atletas tenham lançado colaborações com a Nike ao longo dos anos, Travis se destaca com as collabs mais bem-sucedidas e lucrativas de todos os tempos.

Os fãs amam Scott por seu estilo, sem dúvida, mas também amam sua visão artística totalmente original e a maneira como ele valoriza a cultura e a incorpora em suas apresentações. O rapper consegue se conectar em um nível nunca antes visto com sua geração. Exemplo disso, durante sua passagem como convidado no show do intervalo do Super Bowl de 2019, ele até abriu sua apresentação com um tributo muito aclamado a Bob Esponja. O momento se tornou viral rapidamente e ajudou a consolidar o status de Scott como uma das estrelas mais badaladas de seu tempo.

O futuro não está escrito para Travis Scott, mas se ele for capaz de manter o ritmo que tem atualmente, com hits, álbuns clut e colaborações extremamente lucrativas, La Flame está a caminho de se tornar um dos músicos mais ricos e famosos da história.

Recomendados para você