Complex é criticada após divulgar lista dos 50 maiores rappers da história de Nova York

Escrito por Felipe Mascari 12/08/2023 às 20:30

Capa Jay-Z, Nas e Biggie Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Lista da Complex colocou Jay-Z, Biggie e Nas como os três maiores da cidade.

Em comemoração aos 50 anos do Hip Hop, muitos meios de comunicação estão fazendo séries sobre o gênero. Isso inevitavelmente leva a uma variedade de listas sobre várias cenas, subgêneros e dados históricos. Mas poucas peças deixaram as pessoas tão agitadas quanto a lista dos “50 Melhores Rappers de Nova York de Todos os Tempos”, publicada pela Complex na última sexta-feira (11).

O inclui um top 10 de Jay-Z , Biggie, Nas, Rakim , LL Cool J, Fif, Nicki, DMX , Busta Rhymes e KRS-One, nesta ordem. Entretanto, com um dos dez primeiros é onde as pessoas podem ter algumas pequenas objeções. No entanto, o escopo e o conhecimento da cena por parte equipe da Complex por trás do artigo tornam-se rapidamente aparentes quanto mais você lê.

Capa Jay-z

Foto: Kevin Mazur/Getty Images for Roc Nation

Há muito viés contemporâneo no artigo da Complex, especialmente na parte inferior da lista. A rapper Ice Spice, por exemplo, teve uma ascensão meteórica no ano passado. No entanto, ela está na lista, apesar de seu corpo de trabalho limitado. Enquanto isso, Diddy está em 48º lugar, 23 posições abaixo de Cardi B. O artigo parece muito impulsionado pelas vibrações das redes sociais.

Ice Spice consegue um lugar porque ela está em alta agora. Enquanto isso, o rapper French Montana não aparece na lista. Discuta o quanto quiser sobre sua herança, mas dizer que ele não é um rapper de Nova York é um insulto às contribuições que o artista fez à cena da cidade no início dos anos 2000.

Talvez seja o aspecto da classificação que torna o artigo tão crítico aos olhos de tantas pessoas. Embora uma lista não classificada, ou algo mais parecido com uma lista do Hall da Fama, ainda gerasse debate, é a classificação numérica que prendeu a atenção das pessoas.

Ice Spice pode se tornar um timer de todos os tempos para a cidade de Nova York, mas tê-la iniciando numa lista do maior rapper de Nova York dos últimos 50 anos é uma decisão controversa. No final do dia, quase parece um conteúdo clickbait – uma lista propositalmente inflamatória projetada para estimular o engajamento.

Veja a postagem abaixo no Twitter:

ícone

Recomendados para você