Trauma de Justin Bieber está causando uma comoção mundial
Na última sexta-feira, (10), Justin Bieber foi para as suas redes sociais, falar com seu público sobre a paralisação no rosto, que se deu por conta da síndrome de Ramsay Hunt, a reativação de uma infecção pelo vírus varicela-zóster no nervo facial e auditivo. O cantor estava com a parte do rosto visivelmente paralisado, mas mesmo assim ele fez o esforço de comunicar algumas atitudes sobre a sua carreira neste momento difícil.
Num primeiro momento, como o Justin tinha sido diagnosticado com Doença de Lyme havia algum tempo, atribuiu-se a esta enfermidade causada por bactérias transmitidas pela picada do carrapato os problemas de saúde atuais que levaram à suspensão de suas apresentações. Mas o fato é que o jovem ícone pop tem uma segunda doença rara e ela foi a causadora do problema: a Síndrome de Ramsay Hunt.
A síndrome de Ramsay Hunt é um distúrbio neurológico raro que ocorre quando o vírus varicela-zoster infecta um nervo na cabeça perto do ouvido interno. Depois de ter varicela quando criança ou herpes zoster quando adulto, o vírus pode ficar adormecido no corpo. Ainda não se sabe por que o vírus reativa e produz sintomas de Ramsay Hunt.
Como a maioria dos indivíduos têm contato com o vírus ainda na infância, seja por infecção ou pela vacinação, em geral já há imunidade estabelecida na vida adulta. Por isso, as principais causas de desencadeamento da doença são situações que comprometam o nosso sistema imunológico (como idade avançada, neoplasias, diabetes, estresse e ansiedade), favorecendo a reativação viral.
Os sintomas podem incluir uma erupção dolorosa dentro do canal auditivo e fora do ouvido, às vezes atacando a língua e o céu da boca, de acordo com a Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai. Devido ao envolvimento do ouvido interno, as pessoas com a condição também podem sofrer vertigem (sensação de tontura ou coisas girando ao seu redor) ou zumbido, um som esquisito no ouvido.
O tratamento consiste em esteroides como a prednisona para reduzir a inflamação e analgésicos. Às vezes, medicamentos antivirais que ajudam na família do herpes, como aciclovir ou valaciclovir, podem ser prescritos.