A nova rede social é uma competidora direta do Twitter.
Nesta última quarta-feira (5), a empresa Meta, proprietária do Instagram e do Facebook, lançou o Threads, uma plataforma de mídia social desenvolvida para competir diretamente com o Twitter, apresentando-se como uma possível ameaça à rede social de Elon Musk. No Threads, a funcionalidade é essencialmente a mesma do Twitter: as pessoas podem compartilhar textos e links, responder ou repassar mensagens de outras pessoas. O aplicativo permite que os usuários utilizem suas credenciais do Instagram para criar uma conta de forma mais rápida e transferir seus seguidores existentes para a nova plataforma.
“Estamos trabalhando para que, em breve, o Threads seja compatível com redes sociais abertas e interoperáveis, que acreditamos que podem moldar o futuro da internet. O nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias. Assim como no Instagram, no Threads você pode seguir e se conectar com amigos e criadores – inclusive aqueles que você já segue no Instagram – e mais! Você também poderá contar com as nossas ferramentas de segurança e de controle do usuário”, afirma o comunicado do aplicativo
MarkZuckerberg, CEO da Meta, afirmou em uma postagem em sua conta no Threads: “Deveria existir um aplicativo de conversas públicas com mais de 1 bilhão de pessoas. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não conseguiu acertar em cheio”. Segundo Zuckerberg, o novo aplicativo da Meta obteve mais de 10 milhões de inscrições nas primeiras horas. Naturalmente, esse número está longe dos mais de 300 milhões do Twitter.
Para começar a usar a rede é bem facil, basta usar a sua conta do Instagram para fazer login no Threads. O nome de usuário e verificação do Instagram serão mantidos – com a opção de personalizar o seu perfil especificamente para o Threads, se preferir.
Todos os menores de 16 anos (ou menores de 18 anos em alguns países) terão um perfil automaticamente privado quando entrarem no aplicativo. Os usuários podem optar por seguir as mesmas contas que seguem no Instagram e também encontrar outras pessoas que se interessem pelos mesmos assuntos que você. Os principais recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram, como o leitor de tela e descrições de imagens geradas por inteligência artificial (IA), também estão disponíveis no Threads.