Conselho do Oscar decide banir Will Smith por 10 anos após tapa do ator em Chris Rock

Will Smith foi banido da gala do Oscar e de outros eventos da Academia por 10 anos depois que o ator americano deu um tapa no comediante Chris Rock no Oscar.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a cerimônia de premiação, se reuniu virtualmente na sexta-feira para discutir ações disciplinares. Com suas opções bastante limitadas, o Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acaba de decidir que Will Smith não poderá comparecer ao Oscar por 10 anos por dar um tapa em Chris Rock no palco a 94ª edição do Oscar em 27 de março. O ator atacou Rock por fazer uma piada de sua esposa, que está careca, como resultado da condição da alopecia. Menos de uma hora depois, ele recebeu o prêmio de melhor ator por seu papel em “King Richard”, onde interpretou o pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams.

“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar”, disse AMPAS o presidente David Rubin e o CEO Dawn Hudson do “comportamento inaceitável e prejudicial” de Smith em uma carta para os membros plenos após uma controversa reunião virtual. “Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”, acrescentaram no final da carta.

Capa Will Smith
Foto: NEILSON BARNARD / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Em uma declaração compartilhada pelo The Hollywood Reporter dias atrás, Smith antecipou sua saída da academia: “Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. “A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus amigos e entes queridos, todos os presentes e o público em casa”, disse ele. “Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”.

Com rumores nos dias anteriores de que o forte Conselho de Governadores da organização, com mais de 50 pessoas, estava considerando fortemente uma expulsão de uma década como parte de seus auto-descritos “processos disciplinares”, a decisão do ator no efetivamente neutralizou a organização. Embora desincentivos para futuros prêmios da Academia, uma multa ou mesmo um processo por manchar a marca Oscar tenham sido discutidos em vários graus nos últimos dias, nunca houve a possibilidade de Smith ter seu Oscar de Melhor Ator tirado dele.

Confira a carta completa abaixo.

“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco. Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o inédito.

Hoje, o Conselho de Governadores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.

Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.

Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.”

Além desta punição, Will Smith está sofrendo com vários boicotes. Empresas já retiraram propostas para gravar sua biografia e dois filmes no qual ele está trabalhando foram colocados em ‘segundo plano’ ou ‘pausados’, incluindo o filme Bad Boys.

Sair da versão mobile