Daniel Caesar pede desculpas e diz que mereceu ser “cancelado” por comentários controversos sobre os negros em 2019

Escrito por Rodrigo Silva 08/04/2023 às 14:15

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Daniel Caesar recebeu anteriormente algumas críticas às declarações polêmicas que fez sobre as relações raciais.

Em uma entrevista recente com Nadeska, da Apple Music 1, o cantor de R&B Daniel Caesar falou sobre seu último álbum Never Enough, além de enfrentar toda crítica pública por comentários controversos feitos sobre os negros. Caso você não se lembre, em 2019, Daniel defendeu os comentários feitos pelo influenciador “cancelado” YesJulz sobre Scottie Beam e Karen Civil depois que as duas mulheres alegaram que o blogueiro caucasiano estava explorando a cultura negra.

Julz também foi criticada por twittar uma camiseta que dizia: “Ni ** mentem muito”, levando-a a se tornar conhecida como uma “abutre da cultura” e “apropriadora da cultura”. Na aquele momento, o cantor de “Best Part” foi ao Instagram defender o amigo, onde não só admitiu estar embriagado, como também admitiu: “Estou a tentar ser cancelado neste momento.”

Ele acrescentou: “Por que estamos sendo tão maus com Julz? Por que estamos sendo tão maus com os brancos agora? Essa é uma pergunta séria. Por que podemos ser desrespeitosos e rudes com todos os outros e quando alguém nos devolve qualquer tipo de energia? Isso não é igualdade. Não quero ser tratado como se não pudesse aceitar uma piada.”

“Os brancos foram maus conosco no passado, sim, mas o que você vai fazer sobre isso? Diga-me o que você vai fazer sobre isso? Não há resposta, além de criar, entender e mantê-lo em movimento. Você tem que preencher essa lacuna”, disse ele.

Daniel Caesar - LETRAS.MUS.BR

Foto: Reprodução

Ao falar com Nadeska, ela mencionou seu “cancelamento” e perguntou sobre sua perspectiva agora, refletindo sobre o passado. O Artista finalmente emitiu um pedido de desculpas.

“Eu entendo completamente a resposta… E com o tempo, depois de tirar um tempo para me superar e olhar honestamente para mim e para tudo o que estava acontecendo, eu estava errado. Eu estava errado, e me desculpe por isso. Por muito tempo, eu pensei, ‘Você não pode fazer nada, você não pode dizer nada sem o que quer que seja.’”

“Você pode fazer e dizer o que quiser, mas é como se para cada ação houvesse uma reação igual e oposta. E isso é física, isso é ciência. Essa é uma daquelas coisas que o conhecimento disso pode literalmente deixar minha mente à vontade onde eu penso, oh, eu merecia. O que aconteceu, aconteceu porque eu merecia, porque derrubei o dominó e coloquei um rumo em movimento”, acrescentou.

“Eu e meus amigos concordamos com o sentimento… e não havia ninguém para desafiar nossas ideias. Isso também é perigoso. Foi um discurso muito tirânico porque um tirano não tem ninguém por perto para controlá-lo”, disse Caesar.

Ele continuou: “Senti naquele momento que poderia dizer o que havia dito e o contexto de quem eu sou seria levado em consideração. Mas acho que as pessoas não sabem quem eu sou. Na época, pensei que estava dizendo alguma coisa, com boas intenções, mas não disse, e machucou as pessoas e não quero machucar ninguém. Isso é realmente, isso não é o que eu faço. Não é isso que estou interessado em fazer.”

César também percebeu que machucou as pessoas naquele momento com seus comentários. Nadeska também mencionou que a pessoa que ele estava defendendo “era alguém que sentimos que tirou muito da cultura negra e não a apreciou, e então desrespeitou as mulheres negras”. Ela acrescentou: “Sempre nos sentimos sub-representados e ninguém está falando em nosso nome”.

Em resposta aos sentimentos de Nadeska, ele explicou: “Sim, quando penso nisso, é como, ‘sim, foi a tempestade perfeita, honestamente.’ Só quero dizer que é meio louco o quão horrível isso foi. Ao longo do processo nos últimos anos, foi tão frequente, tipo, ‘então isso foi um erro’.”

“Então, ou paramos de jogar ou continuamos jogando. Essas são minhas únicas opções. É como as pessoas todos os dias, você acorda e elas dizem, ‘Você deveria se matar’. É como, ‘tudo bem, eu vou me matar’ ou ‘eu vou continuar.’”

Ele admite que aprendeu muito sobre si mesmo e sobre o mundo para prepará-lo para o tipo de música que gostaria de fazer daqui para frente. “Eu coloquei tudo na música. E é como se eu estivesse dizendo, neste ponto, depois de ter me punido, após ter sido punido, é como se neste ponto você tivesse que continuar fazendo música.”

“Quero fazer música que leve as pessoas a algum lugar, em vez de música que possa acalmá-las ou fazê-las se sentir bem. Eu quero fazer música que faça as pessoas quererem mudar de vida. Música verdadeiramente inspiradora.”

“Honestamente, estou feliz que isso tenha acontecido porque sinto que estou fechando o círculo. Essa merda está me machucando, então eu sinto que sou mais forte por causa disso. Isso está ferindo meu ego agora – não gosto de me desculpar porque sinto que já estou fazendo isso há muito tempo”.

ícone

Recomendados para você