Diretor de documentário sobre Kanye West revela por que “desligou a câmera” durante campanha presidencial do rapper

Coodie não se sentiu confortável em filmar Kanye West.

O diretor de Jeen-yuhs,  Clarence “Coodie” Simmons, disse que “desligou a câmera” enquanto Kanye West estava concorrendo à presidência dos Estados Unidos em 2020. Kanye West, que mudou seu nome para Ye no ano passado, concorreu como candidato independente, mas só se qualificou para o acesso às urnas em 12 estados americanos. Ele recebeu mais de 60.000 votos e admitiu derrotado em 4 de novembro de 2020.

Em entrevista à BBC Radio 1Xtra, Simmons disse que parou de filmar durante a campanha de Ye porque “sentiu-se desconfortável”, apesar de o artista nunca ter pedido. “Quando voltei com ele quando estava concorrendo à presidência, decidi desligar a câmera”, disse Simmons.

“Eu poderia ter mantido a câmera rodando, qualquer outra pessoa teria mantido a câmera rodando e ido para o TMZ logo depois e provavelmente receberia um milhão de dólares pelo que fotografei, mas esse é meu irmão.” Ele acrescentou: “Abaixei a câmera para poder prestar atenção no que estava acontecendo e ter certeza de que tudo ia correr bem. E eu nunca fotografei esse lado de Kanye. Apenas me senti desconfortável.”

Simmons e seu co-diretor Chike Ozah confirmaram recentemente que negaram o pedido de Kanye West para ter “edição final e aprovação” do documentário, dizendo que “não é o melhor para o cinema”. Antes do lançamento do documentário, Ye exigiu que ele “deveria obter a edição e aprovação final” do documentário para ele poder “se encarregar de [sua] própria imagem”.

“Para nós, como cineastas, o nome da nossa empresa é Creative Control, então, existem apenas certas regras no cinema documental para que seja autêntico”, disse Ozah ao Business Insider. “E para que ressoe, as pessoas precisam ver certas coisas. Então, às vezes, não é melhor para o filme para o assunto, sobre quem o filme é em grande parte, ter controle sobre a direção em que a história vai.” No entanto, ele observou: “Mas, dito isso, obviamente, a contribuição da equipe de Kanye sempre foi bem-vinda e estamos empenhados em fazer o melhor documentário possível.

 

Sair da versão mobile