Dj Khaled é um americano de origem palestina muito conhecido no mundo da música e na internet, seus All dibs são reconhecidos em todos os lugares e na semana passada o artista liberou a tracklist de seu novo álbum Grateful que vem deixado todo mundo querendo entender como ele conseguiu juntar tanta gente boa e colaborações inéditas em um mesmo Cd, é um time de peso:Beyoncé, Jay-Z, Drake, Rihanna, Justin Bieber, Travis Scott, Alicia Keys, Nicki Minaj, Calvin Harris, Jeremih, Future, Migos e mais outros. São 43 artistas em um álbum que conta com 23 faixas, e o mais engraçado disso tudo é que o produtor executivo é o filho do artista,Asahd Khaled, que ainda nem completou um ano de idade.
https://www.instagram.com/p/BVKgAxYgneH/
Mas a pergunta que não quer calar, como ele conseguiu juntar esse esquadrão todo que promete ser um dos melhores álbuns de Dj Khaled? Talvez foi a fofura de seu filho Asahd que está presente na capa do CD e nos singles, não tem como dizer não para esse mini produtor que deu o aval para todas as participações e batidas.
Na verdade, Dj Khaled é um visionário focado em seus objetivos e sua vida na música lhe fez repleto de contatos e amigos e como muitos, Dj Khaled veio do nada.
Em sua infância ele sofreu muitas dificuldades, seus pais eram imigrantes palestinos e por isso precisavam trabalhar dobrado, mas desde pequeno ele era focado no que fazia, decidiu trabalhar distribuindo panfletos por toda Miami e sempre se tornou amigo de todos, o que acabou por consolidar sua carreira.
No começo da década de 2000, após receber vários não, o duo de beatmakers Cool e Dre que estavam em alta na época, deu um espaço para Khaled em sua rádio, essa foi a chance que ele não desperdiçou. Dj Khaled fez o que ele sabia fazer de melhor até ser reconhecido entre os rappers e produtores.
Segundo um artigo do Miami New Times, depois de contratos com alguns estúdios e sob os conselhos de Luther Campbell ao longo dos anos, DJ Khaled estourou em 2007 com o single We Takin’ Over, que reuniu um time de peso, Akon, T.I., Rick Ross, Fat Joe, Birdman e Lil Wayne.
DJ KHALED DECIDE FUNDAR GRAVADORA WE THE BEST MUSIC
Logo depois Khaled fundou sua própria gravadora, a We the Best Music Group. E foi ai que aconteceu colaborações atrás de colaborações e uma rede de contatos gigante. Se existia algum rapper para estourar, ele trazia para perto. Ele não fazia apenas uma música, ele cria um lanço com o artista.
Em entrevista recente, ele disse que investiu quase todo seu dinheiro na produção e divulgação de seu álbum Grateful e hoje em vez de panfletos, ele distribui mensagens e ligações para quem acredita ser uma parceria interessante para uma faixa, foi assim com a cantora Rihanna.
“Muitos diziam que eu não conseguiria os vocais dela, por isso ou por aquilo.. mas aqui está, eu consegui”
É um fato que Dj Khaled tem uma influencia enorme no meio da música, diversos fatores e acordos abriram as portas para que Grateful tivesse tantos nomes. Em 2016 sua gravadora fechou contrato com a Epic Records, gravadora responsavel por diversos
artistas como fifth Harmony, Future, KONGOS, Mariah Carey, Meghan Trainor, Michael Jackson, Zara Larsson, Camila Cabello, Travis Scott, Rick Ross e Jennifer Lopez. E não é só isso.
Além de presidente da Def Jam South e ter os nomes da We the Best, o DJ Khaled também se beneficia do selo de outra gravadora. A Republic Records gerencia as produções de Florence and the Machine, Nicki Minaj, Ariana Grande, Drake, DNCE, James Blake, Jessie J, Kid Cudi, Lil Wayne, Lorde, Mika, Pearl Jam, Stromae, The Weeknd, Tiësto e vários outros.
Além disso, Dj Khaled é assinado com a gravadora Roc Nation de Jay-Z. Somando isso à sua visão e ao seu trabalho duro, Grateful nasce repleto de nomes de peso. É claro que uma proximidade entre gravadoras ajuda na burocracia de direitos autorais, logística de produção e etc, facilitando todos os acordos necessários.
Além de visionário e profissional, Khaled é persuasivo
Khaled se empenha bastante em fazer os artistas ouvirem sua música. No vídeo abaixo, ele fala como conseguiu convencer Jay-Z a ouvir uma batida que havia criado. Ele conta que alugou uma casa perto do Rapper, e ia ao encontro dele sempre, e presumiu que a resposta seria não. Mesmo assim, convenceu Jay-z a mostrar a faixa para Queen B. Dessa forma, Shining surgiu.
“Existem beat-makers e produtores. Eu sou um produtor. Eu arranjo faixas incríveis. Acho a batida, coloco o refrão no lugar certo e arrumo os artistas certos para as faixas. E eu faço questão de que eles façam o melhor que puderem.”
Grateful será lançado na próxima semana, e já tem diversos singles bombado nas ruas. “I’m The One” é o que vem fazendo mais sucesso até agora alcançando a 1° posição do Hot 100 Billboard, enquanto To The Max com Drake aparece na oitava posição e em breve a faixa “Wild Thoughts” com Rihanna e Bryson Tiller deve aparecer por lá. Confira a tracklist abaixo: