Djonga: “Se o fogo que tacam na floresta amazônica fosse nos racistas, o mundo era outro!”

Escrito por Fellipe Santos 21/08/2019 às 09:12

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

A Floresta Amazônica, também conhecida como o pulmão do mundo, está há alguns dias sendo devorada por incêndios e o rapper Djonga comentou sobre isso.

Muitos brasileiros estão expressando preocupação pela situação ecológica e acusando o governo, em particular o presidente Jair Bolsonaro, e a mídia por ignorar o incêndio, que deve trazer consequências catastróficas não só para o Brasil, mas para todo o mundo. Com muitos artistas se pronunciando sobre o caso, o rapper Djonga não fez diferente.

Em suas redes sociais, o Djonga abordou o tema citando um dos seus versos mais conhecidos “Fogo nos racistas”. Em sua conta no Twitter, o rapper mineiro publicou. “Os cara falaram e é verdade, se o fogo que tacam na floresta amazônica, tacassem nos racista o mundo era outro” diz.

Há duas semanas, florestas e matas ardem em chamas nos estados do Norte, se estendendo pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, incluindo áreas da Amazônia e do Pantanal. O incêndios já atingiram a tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai, consumindo mais de 20 mil hectares de vegetação.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio florestal aumentou 82% entre janeiro e agosto de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018. Entre os dias 1 de janeiro e 18 de agosto deste ano, foram registrados 71.497 focos de incêndios, antes os 39.194 focos registrados no mesmo período anterior. A última grande onda é de 2016, com 66.622 focos de queimadas entre essas datas.

A Amazônia é o bioma mais afetado, com 51,9% dos casos, seguido do Cerrado, com 30,7% dos registros de queimada. Preocupados com a situação, muitos brasileiros se unem em coro nas redes sociais para cobrar do governo federal uma resposta à crise. Ativo nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro ainda não emitiu nenhuma mensagem sobre os incêndios. O silêncio do presidente levou o assunto “E a Amazônia” ao topo dos tópicos mais comentados desta terça-feira no Twitter Brasil.

ícone

Recomendados para você