Virgil Abloh presta apoio a Tyler The Creator em declaração sobre viés racial do Grammy

Escrito por Fellipe Santos 28/01/2020 às 10:15

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Rapper disse que artistas negros sempre são colocados em categoria de música urbana ou rap

Quem acompanhou o Grammy no último domingo sabe que uma das principais vozes da noite foi Tyler The Creator, que saiu vitorioso na categoria de Melhor Álbum Rap com “IGOR”. Apesar da vitória, o rapper fez questão de comentar sobre um dos assuntos mais frequentes quando assunto é a premiação: a falta de diversidade e o viés racial das categorias. 

“Por um lado, eu estou muito grato por ter sido reconhecido em um mundo como este”, disse Tyler em entrevista após sua vitória. “No entanto, é péssimo que não importa o que fazemos… Eu quero dizer, pessoas que se parecem comigo fazem uma mistura de gêneros e tudo mais, mas eles sempre colocam em uma categoria de rap ou urbana. Eu não gosto da palavra ‘urbana'”.

Como não poderia ser diferente, a declaração de Tyler fez muita gente apoiá-lo, o que inclui Virgil Abloh, estilista e dono da Off-White, que decidiu compartilhar o discurso do rapper em seu Instagram. “Jovem, inteligente e talentoso, Tyler”, escreveu o designer na legenda. “Esse é o exato sentimento que eu tenho em relação à palavra ‘streetwear'”. 

A discussão envolvendo a academia responsável pelo Grammy e a falta de diversidade é antiga e ainda parece estar longe de acabar. A premiação chegou a até mesmo receber processos de entidades ligadas ao movimento que negro, que alegou racismo pela falta de artistas não-brancos nas principais categorias. Neste ano, a ex-presidente do Grammy disse que as indicações são feitas de forma arbitrária e maliciosa. 

Confira a publicação de Virgil Abloh:

 

Ver essa foto no Instagram

 

young, wise, and gifted @feliciathegoat. exact sentiment when I hear the word “streetwear”

Uma publicação compartilhada por @ virgilabloh em

ícone

Recomendados para você