Elon Musk critica Metaverso e diz que chip Neuralink implantado em humanos será melhor

Foto: Wikimedia Commons

Elon Musk não acredita que o metaverso irá mudar o mundo

Em uma entrevista recente ao programa The Babylon Bee, Elon Musk disse que não acredita no conceito atual de metaverso, muito menos que irá revolucionar o mundo. Porém, ele acrescenta que uma alternativa possível e muito melhor é o Neuralink, um chip que será implantado cirurgicamente no cérebro dos usuários. De acordo com o bilionário, é desconfortável ter que colocar um equipamento pesado na cabeça o tempo todo para entrar em uma realidade virtual.

Ele também não acredita que os óculos de realidade virtual podem entregar a experiência de um metaverso, já que tem uma tela na frente do seu rosto te impedindo de acreditar que aquilo é real. “É desconfortável ter esse óculos VR amarrado na cabeça o tempo todo. Acho que estamos longe de desaparecer no metaverso. A longo prazo, um Neuralink sofisticado poderia colocá-lo totalmente em uma realidade virtual”, disse Musk durante a entrevista.

Capa Elon Musk
Foto: Forbes/ Getty Images

“Eu não vejo ninguém usando uma maldita tela no rosto o dia inteiro. Não consigo ver uma situação de metaverso convincente”, continuou ele. Além disso ele acredita que a Web 3.0 não irá democratizar a internet, apenas irá retirar algumas pessoas de seus cargos e colocarem outras. O bilionário disse estar “cautelosamente otimista” de que os implantes podem restaurar a funcionalidade de todo o corpo para tetraplégicos e tetraplégicos, acrescentando que os padrões da empresa para implantar o dispositivo de interface cérebro-computador são mais elevados do que o exigido pela FDA.

“Acho que temos uma chance com o Neuralink de restaurar a funcionalidade de todo o corpo para alguém que tem uma lesão na medula espinhal”, disse Musk em uma entrevista em vídeo durante a Conferência do Conselho de CEOs do Wall Street Journal. “Não quero criar esperanças irracionais, mas estou cada vez mais convencido de que isso pode ser feito”, acrescentou.

Sair da versão mobile