Em feito inédito, nave da Nasa será lançada contra asteroide para tentar mudar sua órbita

Escrito por André Bernardo 26/09/2022 às 16:04

nasa Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O impacto será transmitido ao vivo no canal da agência no YouTube

Nesta segunda (20) às 20h, a 11 milhões de quilômetros da Terra, uma sonda espacial do tamanho de uma geladeira vai colidir de frente e em a toda velocidade com um asteroide de 160 metros de diâmetro. Será a primeira vez que a humanidade tentará mudar o movimento de um corpo celeste, um ensaio geral para evitar impactos futuros que poderiam varrer uma cidade inteira do mapa. O impacto será transmitido ao vivo no canal da agência no YouTube.

Tom Statler cientista-chefe dessa missão financiada pela Nasa resume seu objetivo com uma frase de um filme: “Não podemos deixar uma pedra do espaço nos mergulhar de volta à Idade da Pedra.” Até agora, são conhecidos mais de 95% de todos os asteroides maiores que um quilômetro de diâmetro, capazes de deflagar uma catástrofe planetária semelhante à que resultou a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos.

capa nasa

Mais preocupantes são os corpos de 140 metros ou mais, semelhantes em destruição a uma bomba nuclear e que abririam uma cratera de dois quilômetros de diâmetro. Destes, apenas 40% são conhecidos, o que implica na existência de milhares de projéteis desconhecidos cuja trajetória poderia cruzar nosso planeta em algum momento.

A colisão será filmada pelo microssatélite italiano LICIACube, de 14 quilos. Ele será responsável por transmitir, em tempo real, o desenrolar do experimento. O dispositivo é equipado com duas câmeras ópticas e acompanhará o satélite da Nasa até uma distância de mil quilômetros do local do impacto.

O satélite que irá colidir com o alvo será totalmente destruído. A iniciativa faz parte do protocolo de proteção terrestre da agência espacial, em parceria com outras organizações. Atualmente, existem 2 mil asteroides classificados como “potencialmente” perigosos, em virtude de seu tamanho e da distância que estão em relação à Terra.

ícone

Recomendados para você