Akira Presidente fala sobre single “Sem Saída”, El Lif Beatz, planos futuros e mais

Escrito por admintemporary 28/11/2018 às 16:30

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Conversamos com o rapper carioca sobre seu novo single, 2018, planos e muito mais.

Nas primeiras horas desta quarta-feira (28), Akira Presidente liberou seu novo single “Sem Saída”, a faixa segue o single “Pablo” lançado há algum tempo e traz o rapper rimando sobre situações da vida.

“É um som muito pessoal, mas eu sei que vai ter um entendimento muito fácil por ser algo comum para muitas pessoas. Depois de “Melhoria Gang” eu entendi o quanto é importante a gente dizer certas coisas que precisam ser ouvidas, é a evolução da minha ideia de música com aquilo que me levou a construir essa visão, que é um pouco do meu passado, das histórias que passei.” explica o rapper para o RAP+.

O single é mais uma colaboração entre Fa7her e El Lif Beatz, os dois são os fundadores do selo carioca Piramide Perdida, e mantem essa parceria desde 2014, onde mostram uma sintonia única no cenário nacional.

“Ele sabe exigir o melhor de mim, sabe o que eu quero. Por ele conhecer muito bem todos os artistas da Piramide, ele sabe com qual som quem vai encaixar mais. Ao mesmo tempo por eu ter confiança nele, eu sei que meu trampo rende bem, eu sei que se eu chegar só com uma rima ele vai achar o beat, e se ele chegar com o beat eu vou achar a rima que vai equilibrar um com o outro..” explica Akira. “Na verdade o sucesso da parceria é esse equilíbrio, achamos nossa sonoridade, evitamos o previsível e sabemos render juntos. É o lance da convicção um com o outro, temos uma liberdade muito boa pra trabalhar juntos”.

O rapper e o produtor se conheceram um pouco antes do inicio do selo Piramide Perdida, no mesmo dia que Akira recebeu uma grande benção.

“A parceira surgiu em 2014, um pouco antes do começo da piramide, conheci o Phill no dia que eu soube que minha esposa estava gravida, tive uma reunião com ele, tava com umas musicas paradas, tava com um disco pronto que era o “Ziriguidum Barulho Doido” pra soltar mas tava com uma dificuldade… tava no momento que precisava trabalhar, mas não tinha muita ferramenta para dar prosseguimento as paradas e o Phill era um cara dedicado, e eu precisava de alguém naquele momento ali que precisava trabalhar também, então eu acho que a gente foi muito sincero desde o primeiro dia, e quando a gente percebeu, a gente já tinha uma confiança muito grande no outro.”, revela o Presidente. “A gente sabia que as paradas iam acontecer mias cedo ou mais tarde, então a sinceridade no começo, a ele me entender e eu também ser muito tranquilo de enxergar a visão dele do que ele enxergava do Akira Presidente, não foi simples, mas foi bem natural.. foi isso que fluiu, a gente troca bastante ideia, sempre presta atenção o que o outro ta fazendo, foi essa sinceridade desde o inicio que fortaleceu esse caminho até hoje, tem 3, 4.. é só um começo, tem ainda um futuro muito grande pra gente ai.”

Akira nos contou um pouco sobre o processo criativo da música “Sem Saída” e revelou que a parte mais difícil foi escolher o nome da faixa.

“No processo criativo, na verdade o mais difícil foi achar o nome da track.. estava eu e Phil no estúdio, conversando e quando eu ouvi o beat, encaixou muito, quando eu ouvi a intro do sample e entrou a bateria, a batida.., eu falei “pelo amor de Deus, tem que ser meu”, contou Akira. “Então eu vim trabalhando ele, construindo linha por linha, até saber onde eu iria chegar na ideia da música.. ai gravei o primeiro verso, deixei o refrão redondo e ai quando eu achei o segundo verso na energia que estava o primeiro, foi bem fácil terminar ela.”

O videoclipe de “Sem Saída”, lançado nesta tarde, se encaixa perfeitamente com as letras da música, o visual gravado na favela do Manguinhos no Rio de Janeiro, teve o diretor Cauã escolhido a dedo por Akira, que também participa do roteiro.

“Eu sempre me envolvi com roteiros, nas construções dos meus videoclipes, eu sempre quis trabalhar esse som com o Cauã porque sempre soube que ele seria a pessoa que conseguiria captar a visão que eu queria. Eu tava numa fase ouvindo muito Golden Era, Nova York, anos 90 e os Boombaps de hoje.. Nova York sempre me influenciou e eu estava sentindo falta de um clipe com essa linguagem. Eu não queria romantizar, eu queria fugir dos esterótipos da nossa vivencia […] quando encaixou a ideia e achou a locação, tudo fez sentido para a linguagem visual da música, tá bem concreto, ta bem completo, com a nossa cara da vida normal, como vivemos nela.” conta o rapper.

Já faz algum tempo desde que recebemos o ultimo álbum de Akira, “Fa7her”, lançado em 2017. E pelo o que o artista nos revelou, podemos ser abençoados com um novo projeto do artista em breve, pois tudo faz parte de um plano e seu novo single “Sem Saída” pode ser parte de algo maior.

“Então cara, tudo é parte de um plano. Na real. A gente evita falar muito sobre as coisas que estamos fazendo na Piramide. Eu to trabalhando, temos uma coisa já bem encaminhada que não vou dizer o que é.”, revela o carioca. “Mas como falei, tudo é parte de um plano. Esse single pode ser parte de algo ou pode ter sua própria vida. Não quero falar muito, porque não é hora de falar sobre ele, sobre o plano futuro. Mas tem coisas vindo sim, com certeza.”

O lançamento de singles com uma “vida própria”, ao lado de um videoclipe e sem nenhum tipo de laço com um projeto ou álbum, tem se tornado tendência no cena nacional e internacional. Akira lançou alguns singles muito bem sucedidos em 2018, como “Melhoria Gang”, que virou um sucesso absoluto e surpreendeu o artista, que é favorável a esta forma de trabalho.

“Esse ano foi muito louco, porque “Melhoria Gang” a gente lançou em Janeiro. Eu já estava com uma resposta muito boa do “Fa7her”, muito legal mesmo, fazendo show direto. E ai fluiu esse som, confesso que não imaginava o quanto que ia encaixar esse som, tá ligado?”, revela Akira. Eu lancei alguns outros trabalhos no decorrer do ano, queria ter lançado mais coisa, tenho mias coisas sendo finalizadas, mas não queria colocar prazo na minha criatividade. Quis trabalhar bem solto. Só que acabou encaixando, esse lance do single e de trabalhar dessa maneira, consegui trabalhar com pessoas que eu não tinha trabalhado, que isso acaba multiplicando nosso som pra caramba e conversando com o Phill também la na Piramide. É um lance de se manter relevante de alguma maneira, o rap é muito dinâmico e ele também permite a gente trabalhar rápido. São participações e sons que eu gostei muito de ter feito e me senti muito bem com o resultado final de todos. E acabou dando um gás de fato pro meu ano. Agora estamos lançando o próximo single, o que dá uma tranquilidade para planejar nosso próximo passo.”

Ao mesmo tempo, Akira acredita que o trabalho de um álbum é muito valido e importante para um artista.

“É uma parte nossa, é o único jeito da gente se expressar completamente, falar tudo que estamos sentindo naquele período. O artista se sente muito satisfeito, muito completo, de terminar um álbum, um projeto. Por mais que a gente sempre esteja trabalhando em coisas novas, o álbum é sempre algo que a gente tem meio que a obrigação pessoal de fazer.”

Finalizando nossa troca de ideias, Akira credita 2018 como um ano de afirmação para ele e para a Piramide Perdida. O rapper acredita que seu álbum “Fa7her” e a mixtape da Piramide mostraram que o sucesso deles não foi só coincidência, a banca tem qualidade e relevância. O artista considera o ano muito especial, por ele ter recebido confiança na continuidade de seu trabalho e um grande apoio dos fãs, que não param de crescer. Akira se mostrou muito grato por tudo isso e para 2019, o carioca promete:

“O plano para 2019 é executar os projetos que eu já estou bem adiantado, na hora certa vamos falar sobre eles. E dar continuidade neste trabalho, acho que temos muita coisa para fazer, ajudar e criar. A Piramide esta só no terceiro ano, temos muitos planos para a frente. Em 2019 o objetivo maior é botar em pratica todos eles ou a maioria possível.”

 

 

ícone

Recomendados para você