Ilustrador Calvet_arts transforma Rihanna, JAY-Z, Beyoncé, Kanye West, Frank Ocean e mais em torcedores dos times cariocas

Cria de Cabo Frio, o jovem artista carioca vem chamando cada vez mais atenção com seus trabalhos e recentemente ele resolveu transformar alguns artistas bastante conhecidos como se fossem cariocas da gema.

Se você acompanha a cultura Hip Hop no Brasil e é bastante ligado nas redes sociais já deve ter visto as artes do ilustrador Calvet em algum lugar. Cria de Cabo Frio, o jovem artista carioca vem chamando cada vez mais atenção com seus trabalhos e recentemente ele resolveu transformar alguns artistas bastante conhecidos como se fossem cariocas da gema. Ele colocou artistas como Rihanna, Jay-Z, Kanye West e mais, usando camisas de futebol de times cariocas. As artes encantaram todos e viralizou na internet.

Jay-Z, Beyoncé e Rihanna aparecem como torcedores do Vasco. Na arte de Calvet, eles aparecem na estação do Maracanã, com o grande estádio de Futebol aparecendo no fundo logo atrás deles. Em outra arte, Frank Ocean aparece sentado em uma mesa a beira da praia com a camisa do Flamengo e bebendo uma Brahma, enquanto Childish Gambino aparece com a camisa do Botafogo com o jornal debaixo do braço aparentemente indo para mais um jogo de seu clube de coração.

O Rap Mais teve a oportunidade de entrevistar o jovem talento, que contou um pouco como ele se interessou pela produção, inspirações e muito mais. Confira a conversa abaixo, e não deixe de seguir os artistas nas redes sociais. Clique aqui para segui-lo no Twitter e aqui no Instagram.

Como começou a se interessar por ilustração?

Foi em 2012, eu tinha 14 anos ficava vendo alguns vídeos de gringos desenhando no PC no youtube, ai fui pesquisar como que se desenhava no computador e descobri que tinha que ter um tablet ou (mesa digitalizadora), pesquisei no mercado livre a mais barata que tinha, uma bem ruinzinha, que usei até novembro de 2019, custou 100 reais juntei vendendo açaí no carvanal de 2013 com minha tia, mas como a mesa era ruim e eu não sabia configurar direito, deixei ela de canto por alguns anos e voltei a desenhar nela no final de 2017.

Existe algum ilustrador, designer, artista.. que serviu ou serve como inspiração para você?

Antigamente eu não tinha uma identidade muito definida, mas depois que eu comecei a me importar com as artes que eu fazia e o que aquilo representava comecei a seguir e me inspirar em outros artistas, como a Rayssa Dapenha que tem uma identidade unica, o Alencar que é um artista periférico que conta sobre suas vivencias em suas artes e tem muitos outros, o Rap nacional me inspira muito, principalmente Emicida, Bk, Djonga, Amiri, são artistas que me inspiram muito, eu sempre escutei muito rap, e eu gosto muito de escutar música enquanto to criando alguma obra ou quando estou descansando e as letras sempre me fazem refletir e me inspiram bastante na hora de criar.

Como é o processo criativo das suas ilustrações?

Eu geralmente anoto todas as ideias que eu tenho no bloco de notas, como eu hoje tenho bastante encomendas não consigo muito tempo para ilustrar coisas pra mim, então toda ideia de tirinha, ilustração eu acabo anotando, ai quando sobra um tempinho eu vou lá e faço.

Em algum momento temos aquele bloqueio criativo, o que você costuma fazer para destravar isso?

Eu tenho uma técnica que eu usei para fazer as artes dos artistas com camisas de time brasileiros, que é, tentar juntar o máximo de coisas que as pessoas gostam, ou que eu mesmo gosto, tipo se o artista gosta de Naruto por exemplo, e ele faz o Naruto original, muita gente que gosta de Naruto vai gostar da arte, agora se ele faz o Elenco principal do Naruto com camisas de time por exemplo, ele vai agradar as pessoas que gostam de Naruto e as pessoas que gostam de times, ou seja, mais gente para curtir o trabalho do artista que criou isso, quando eu estou com um bloqueio criativo, eu tento imaginar algo do tipo, o que as pessoas gostariam de ver, algo único que ninguém ainda não viu? ai eu tento imaginar, paro para escutar uma música, jogo algum jogo, depois de um tempinho a ideia vem, eu gosto muito de rap e hip hop, e sou vascaino, juntei os dois e deu certo, a galera do rap curtiu e os torcedores tb, parece que as pessoas gostam de se sentir inclusas, então trazer um artista ou algum tema para o Brasil, ou para o Rio de Janeiro, onde eu moro, alegra demais as pessoas.

Suas ilustrações são reflexos de sua personalidade? como se sente quando está criando?

Sim! Eu tento passar nas minhas artes, Autoestima para os pretos, infelizmente eu não tinha muita autoestima na época da escola, isso me afetou de diversas formas, seja com garotas, a timidez me atrapalhava na hora de fazer um trabalho, e isso continuou até 2018, em 2018 eu resolvi deixar meu cabelo crescer e minha autoestima aumentou muito, então dai em diante eu comecei a ilustrar só pessoas negras e falar mais sobre o assunto, para no futuro a próxima geração se sentir mais representada, hoje em dia tem muitos ilustradores negros fazendo o mesmo que eu, e eu tento divulgar muitos desses ilustradores nas minhas redes sociais pq eu quero que existam mais artistas como a gente, eu me sinto fazendo um trabalho muito importante quando estou criando uma arte nova.

 

Algum conselho para quem está começando agora ou tem dúvidas sobre a carreira de ilustrador?

O conselho que eu dou é: estude bastante, se puder desenhar um pouco todos os dias desenhe! E aceite as críticas, ninguém começa perfeito, eu até hoje peço ajuda para algumas pessoas, a carreira de ilustrador freelancer é satisfatória, mas você tem que ter bastante auto-controle, trabalhar em casa exige um esforço enorme e a procrastinação pode te complicar bastante, tente criar tabela de horários, para almoço, lanche e etc, e compre um quadro branco para anotar a ordem dos seus trabalhos! É um investimento poderoso!

Confira as ilustrações de Calvet de artistas usando camisa de times de Futebol abaixo, e outras ilustrações que vem chamando bastante atenção.

 

 

Sair da versão mobile