ESPN quer narrar como o esporte e o hip-hop ajudaram a empoderar as comunidades negras dos EUA.
O canal de televisão ESPN está prestes a lançar “The Crossover” em 12 de setembro. O episódio mais recente do programa vai explorar as histórias interligadas do hip-hop e dos esportes. Segundo a ESPN, “Esportes e Hip Hop são dois pilares da cultura negra que empoderaram uma comunidade para ser ouvida e celebrada em meio à opressão cultural e perseguição política”.
Além disso, o documentário será narrado pelo rapper Busta Rhymes, uma das figuras mais influentes da cena hip-hop, tornando-o a voz perfeita para um documentário tão complexo e matizado. “The Crossover: 50 Years of Hip Hop and Sport” vai estrear no dia 12 de setembro e estará disponível no streaming, através do ESPN+ após a exibição.
Ainda de acordo com a sinopse do programa, à medida que se comemora o 50º aniversário da fundação do Hip Hop, a ESPN examina “a evolução dessa cultura definidora e sua relação com os esportes”. “Atletas e artistas subiriam ao microfone e se tornariam corajosamente o som de uma nova geração e uma inspiração para seu povo. Quando o mundo tentou silenciá-los, a cultura encontrou uma maneira de falar mais alto do que nunca. De Muhammad Ali ao Public Enemy, de Jay-Z a LeBron James.”
O diretor Julian Gooden compartilhou seus pensamentos sobre o projeto: “Eu sabia que queria fazer algo sobre isso. Mas, obviamente, trabalhando para uma plataforma esportiva, pensei: Qual ângulo posso abordar para contar a história? E pensei que não havia visto nada sobre a conexão entre esportes e hip hop. Então, foi daí que veio a ideia principal.”
“Definitivamente, sinto que aprendi muito. Não me consideraria um aficionado, mas cresci ouvindo hip hop. Essa foi minha conexão com ele, vivendo na cultura. Falamos muito sobre a cultura no filme, e essa é a cultura com a qual cresci ouvindo e assistindo. Meus heróis são Jay-Z e Diddy – esses são os caras que eu admirava, e é daí que vem minha paixão. Quero contar histórias que reflitam a experiência negra. Este é um projeto dos sonhos porque eu vivi isso”, acrescentou.