Estados Unidos reconhece nacionalismo branco como uma grande ameaça terrorista

Escrito por Fellipe Santos 23/09/2019 às 22:03

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O secretário Kevin McAleenan revelou que o Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos, se concentrará em abordar a ameaça do nacionalismo branco pela primeira vez na história do país.

“Hoje, os Estados Unidos enfrenta um ambiente de ameaças em evolução e uma ameaça de terrorismo e violência direcionada dentro de nossas fronteiras, que é mais diversificada do que em qualquer outro momento desde os ataques do 11 de setembro”, disse McAleenan ao anunciar a nova estratégia de contraterrorismo do país durante um evento no Instituto Brookings.

O relatório afirma que os terroristas domésticos “representam uma parcela crescente da ameaça à pátria”. O DHS também acredita que houve um pico na retórica nacionalista branca que está diretamente relacionada à explosão da Internet. A agência quer “interromper a disseminação de operações de informação destinadas a promover a radicalização para o extremismo violento ou a mobilização para a violência”, presente nas mídias sociais e em outros fóruns on-line. É por essas vias que nacionalistas radicalizados ganharam o que é descrito como “uma perspectiva cada vez mais transnacional nos últimos anos”.

“Semelhante à maneira como o ISIS inspirou e se conectou com potenciais terroristas islâmicos radicais, extremistas violentos da supremacia branca se conectam com indivíduos com a mesma opinião on-line”, afirma o relatório. “Além das principais plataformas de mídia social, os extremistas violentos da supremacia branca usam sites menos conhecidos como Gab, 8chan e EndChan, além de canais criptografados. Celebração das teorias de violência e conspiração sobre a ‘substituição étnica’ dos brancos como a etnia majoritária” em vários países ocidentais são proeminentes em seus círculos on-line “.

Por meio do novo Quadro Estratégico, o DHS acredita que o primeiro passo para conter o nacionalismo branco é aumentar a conscientização sobre o problema, alegando que “uma sociedade consciente é a melhor base para prevenir o terrorismo e a violência direcionada”. Para fazer isso, o DHS planeja fornecer “uma variedade de instruções de conscientização”, estratégias de engajamento, além de fornecer ao público conhecimento sobre como detectar e impedir a mobilização. Este sistema será implementado nos governos locais e estaduais. As organizações não-governamentais também serão equipadas com essas informações.

ícone

Recomendados para você