Estes são os 10 melhores tênis colaborativos da Nike e Adidas lançados em 2018

Escrito por Fellipe Santos 17/12/2018 às 04:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

“Pare, colabore e ouça”, disse Vanilla Ice, pioneiro do hip-hop, em seu hit “Ice Ice Baby”, de 1990, e ele poderia ter pensado em algo. Brincadeiras à parte, muitas grandes ideias são fomentadas a partir de partes não relacionadas sentadas juntas e chegando a uma solução que beneficie a todos. Isso vem acontecendo há quase duas décadas na indústria de calçados, e não é usado apenas como uma ferramenta para ganhar mais reconhecimento da marca ou para chegar a um melhor calçado – o objetivo final é criar hype para ambas as partes, enquanto fazendo sapatos cobiçados em o processo.

Muita coisa mudou ao longo dos anos, quando se trata dessas colaborações de tênis. Não basta simplesmente pegar uma boutique dando um novo visual em um tênis de corrida dos anos 90 e adicionando materiais premium para gerar um burburinho. Eles precisam ser verdadeiramente inovadores e memoráveis, e foi o que ocorreu este ano. Se foi a Nike dando um novo modelo para alguém que ganhou uma competição de crowdsourcing , ou a Nike SB reacendendo a energia da marca de quase 15 anos atrás, 2018 tinha tudo. Aqui estão as melhores colaborações de tênis dos últimos 12 meses.

10. Daniel Arsham x Adidas Futurecraft 4D




A opinião de Daniel Arsham sobre a Adidas Futurecraft 4D foi destaque. Sua parte superior verde Primeknit com cortes geométricos foi uma combinação perfeita para a sola de alta tecnologia na cor menta. Mas, como grande parte do trabalho de Arsham, havia mais do que aparenta com esse par. Sob uma luz ultravioleta, os detalhes ocultos são revelados em toda a parte superior, incluindo os logotipos Three Stripes nas laterais e o texto “futuro” no dedo do pé. Naturalmente, os calçados também eram extremamente limitados, fazendo com que eles se tornassem um dos tênis mais caros da Adidas no mercado secundário para 2018, com os pares sendo vendidos a mil dólares.

9. Comme des Garçons x Nike Air 180

Pensamentos de um colaborador da

Comme des Garçonsx Nike podem invocar visões de “Ls” no dia do lançamento e preços altos de revenda, mas esses três colorways de CDG x Nike Air Max 180s provaram ser acessíveis até o ponto de alguns tamanhos e cores até atingirem a venda. prateleiras. Embora o preço de varejo já alto de US $ 260 certamente tenha contribuído para as vendas baixas, eles também eram abundantes e estavam disponíveis em uma ampla gama de varejistas. Foi uma colaboração para as massas, de marcas não tipicamente associadas à acessibilidade quando se trata de colaborações – e isso não é uma coisa ruim quando o produto final é bom.

8. Kith x New Balance 997,5





O ano era 2009 e Kanye West teria um dos seus momentos memoráveis, embora envolvesse um sapato obscuro que muitas pessoas jamais colocariam suas mãos. Ele saiu com sua então namorada Amber Rose em um suéter cor-de-rosa e branco de Jeremy Scott e um par de New Balance 997.5s feito em colaboração com o varejista japonês United Arrows. Ele iria usá-las também no vídeo “Stay Up”, de 88 Keys. Então os sapatos desapareceram. Era quase impossível conseguir um par on-line e a New Balance não demonstrava interesse em revivê-los. Graças a Ronnie Fieg, que é um conhecedor da marca, os sapatos viram uma segunda vida como parte de seu show no Kith Park em setembro. Há pequenas alterações no tênis – a remoção da marca 997 e a adição do logotipo Kith, mas isso é o mais próximo possível do original.

7. Diamond Supply Co. x Nike SB Dunk Low “Canário”




Um dos lançamentos de tênis mais badalados já pertence ao Nike SB Dunk da Diamond Supply Co.,que saiu pela primeira vez em 2005 e se inspirou na marca turquesa e preta da Tiffany & Co. Isso não só ajudou a levar o hype da Nike SB a novas alturas, mas também lançou um ressurgimento no streetwear. Foi um dos primeiros tênis a ter preços loucos no mercado secundário em larga escala, sendo revendido por mais de US $ 1 mil. Este ano, porém, o fundador da marca, Nick Tershay, estava programado para lançar 250 pares de uma versão “Canary Yellow” de seu Diamond Dunk no ComplexCon, e um motim total eclodiu. Uma vez que possíveis compradores (e revendedores) começaram a tentar passar pelo portão que cercava o estande da marca, o lançamento foi encerrado. Os tênis mais tarde acabaram saindo em uma loja de joias pop-up.

6. Off-White x Nike





Virgil Abloh’sOff-White x Nike collab continuou em 2018 com muita energia, introduzindo vários novos colorways de modelos, incluindo o Air Force 1, o Air Presto, o Air VaporMax, o Blazer e o Zoom Fly. Enquanto alguns podem argumentar que a coleção está chegando ao ponto de saturação excessiva, o fato é que os tênis ainda são extremamente difíceis de obter, com os preços de revenda regularmente pairando entre US $ 500 e mais de US $ 1.000.

A Nike tem sido estratégica com os drops, optando por lançar apenas alguns colorways on-line e mantendo o interesse em modelos especiais com drops exclusivos, como o Air Jordan 1 branco, lançado apenas na Europa. Resta saber onde Abloh e o Swoosh o levarão em 2019 – rumores iniciais sugerem que “The Ten” poderia ser descontinuado em favor de novas coleções – mas por enquanto, eles ainda estão colocando alguns dos melhores produtos ao redor.

5. Fear Of God x Nike Air Fear Of God 1




Todos nós sabemos como as colaborações funcionam agora. A Brand X quer construir o hype em torno de um modelo que está planejando promover em uma escala mais ampla, e pede os serviços da Cool Brand / Entertainer X para dar sua própria interpretação sobre o modelo. Exceto quando chegou a hora da colaboração de Jerry Lorenzo, Fear Of God, com a Nike , essa fórmula não iria cortá-lo. Lorenzo insistiu em criar sua própria silhueta, chegando até a utilizar as últimas tacadas de seu Fear of God para obter a forma do jeito que ele preferir. E levando as coisas um passo adiante, o tênis foi projetado como um tênis de basquete de desempenho em quadra com a ajuda do Leo Chang da Nike. Poucas colaborações alcançam esse nível de ambição, e isso só o torna um ponto na lista.

4. Undercover x Nike React Element 87





É raro que o primeiro olhar para um modelo inteiramente novo venha através de uma colaboração, mas é exatamente assim que o mundo foi introduzido no React Element 87 da Nike . O modelo fez sua estréia em Paris no desfile da Undercover em março passado, e foi seguido por meses de silêncio. A silhueta finalmente estreou durante o verão em um punhado de variações antes que essa colaboração finalmente caísse em setembro. Na época do lançamento, os colorways sofreram mudanças – algumas das quais desapontaram os fãs dos originais -, mas o produto final não foi menos esperado, apesar do atraso. O Undercover assume o sapato com perfeição, destacando o design do modelo – jogando com suas forças enquanto parece bem no processo.

3. Travis Scott x Air Jordan IV




Depois de receber seus próprios F&F “Cactus Jack” colorway , o primeiro Travis Scott x Jordan Brand a chegar nas ruas foi o nubuck azul Air Jordan IV. Inspirado pelo antigo time da NFL de sua terra natal, o Houston Oilers, este par pareceu uma resposta para aqueles que reclamaram da tendência de Jordan Brand de permitir que os artistas fizessem pequenas mudanças nos retrospectos (veja as numerosas colaborações OVO em preto e dourado de Drake). Para comemorar o lançamento, Jordan Brand e Travis organizaram um evento especial em Houston, e também houve várias chances de pegar os tênis mais procurados no varejo. Aqueles que ficaram de fora podem querer considerar pegar um par agora, enquanto os preços de revenda são relativamente baixos.

2. Union x Air Jordan 1





Com sua colaboração com a Jordan, a Union Los Angeles foi capaz de incorporar com precisão o sentimento que vem de um par real de 1985 Air Jordan 1s. Claro, é como se fosse um código de fraude – os sapatos vêm pré-amarelados com saltos aflitos para imitar o aspecto de um par vintage -, mas há outros elementos que tornam esse projeto realmente especial. Embora as cores coloridas não sejam novidade, Chris Gibbs e sua equipe conseguiram encontrar uma nova maneira de executar o conceito. As duas porções em cada colorway são literalmente costuradas, até a língua, o que aumenta a sensação de inspiração DIY do design. E para esnobes de qualidade, os painéis nesses pares são tão premium quanto eles, lembrando os favoritos dos fãs como o “Shattered Backboard” Jordan Is. Recentes vazamentos sugerem que a Jordan Brand tem planos de continuar liberando o Air Jordan Is, com visual vintage, em 2019, mas será difícil superá-los.

1. Sean Wotherspoon x Nike Air Max 1/97



Depois de um pequeno pré-lançamento em Richmond, Virginia’ e Undefeated, em Los Angeles, durante o outono de 2017, o lançamento oficial de Sean Wotherspoon’s Air Max 1/97 híbrido saiu durante o mês de março para comemorar o dia do Air Max. A Nike fez o lançamento, usando uma van da Volkswagen com uma pintura que combinava com os sapatos e os levava pelo país, onde Sean entregava pares para fãs sortudos. O design multicolorido de veludo pode ter sido um dos looks mais barulhentos do ano, mas provou ser bastante versátil, pegando celebridades e sneakers de todos os níveis, até mesmo conseguindo o sempre procurado LeBron James co-sign. Talvez o melhor de tudo, os calçados foram reabastecidos algumas vezes, incluindo uma grande queda da SNKRS que pretendia oferecer uma segunda chance para aqueles que votaram neles durante a competição do ano passado, mas não conseguiram um par após o lançamento inicial. Esta foi, em geral, a escolha do povo em 2018

ícone

Recomendados para você