Estudo do Facebook confirma que conteúdo das celebridades no Instagram gera sentimentos negativos nos seguidores

Escrito por Vinicius Prado 02/10/2021 às 16:30

Foto: Divulgação

Seguidores de Kim Kardashian, Justin Bieber, Jendall Jenner e Charli D’Amelio são os mais afetados

Um estudo do Facebook, que foi vazado na web, indica que os seguidores de contas de celebridades no Instagram costumam ter sentimentos negativos depois de ver seu conteúdo na plataforma. A pesquisa interna do gigante da mídia social vazou e foi publicada no início desta semana pelo The Wall Street Journal. Chamado de “Comparação social no Instagram”, o estudo pesquisou 100.000 usuários do Instagram em nove países, incluindo os EUA, Austrália e Brasil em março e abril de 2020.

Embora o porta-voz do Facebook Kevin McAlister diga que os entrevistados foram solicitados a não citar as contas que seguiram, os pesquisadores descobriram que as contas de celebridades eram “algumas das contas mais frequentemente vistas por pessoas que nos disseram que experimentaram níveis mais altos ou mais baixos de comparação social negativa no Instagram.”

A pesquisa apontou ainda que quase metade de todo o conteúdo que os usuários veem no Instagram está relacionado a celebridades, e que ver mais desse tipo de conteúdo estava associado a comparações negativas.

Entre os mais afetados estavam aqueles que seguiram nomes como Kim Kardashian, Justin Bieber, Charli D’Amelio, Ariana Grande e Kendall Jenner, enquanto os que seguiram Ellen Degeneres, Will Smith e Neymar experimentaram menos efeitos negativos.

É interessante saber dessas pesquisa, porém, com tanta coisa que vem acontecendo mundo a fora, inclusive a pandemia, todos foram afetados mentalmente e fisicamente.

As redes sociais viraram uma forma de expressão para aqueles que não se arriscam em meio a pandemia do Covid-19. E por conta de tantas postagens seus seguidores acabam se perdendo, uma das questões que pode estar gerando esse sentimento negativo.

Recomendados para você

Sair da versão mobile