Eu tô falando de Justiça: Marielle Franco Presente!

Escrito por Fellipe Santos 15/03/2018 às 16:40

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Uma das nossas subiu, executada por lutar pelo próprio povo. Marielle teve a vida ceifada aos 38 anos por lutar pelo direito de uma vida digna e um mundo melhor não só para ela, mas para todo o povo preto.

Marielle Franco, 38 anos, vereadora do Rio de Janeiro e eleita com mais de 46 mil votos em sua primeira disputa eleitoral. Marielle deixa uma filha de 18 anos.

Nos últimos 400 anos, o africano tentou coexistir pacificamente na América. Foi inútil. (…) Nossa história demonstra que a recompensa por tentar coexistir em paz tem sido o assassinato físico e psicológico do nosso povo. Nós fomos linchados, nossas casas foram bombardeadas e nossas igrejas queimadas. Agora estamos sendo abatidos como cães por policiais racistas brancos. Não podemos mais aceitar essa opressão sem retaliação.Kwame Ture

Confesso que hoje há banzo. Há apenas a tristeza de vivermos em uma diáspora que nos genocida. Há apenas o choro na garganta e as palavras que somem. Logo eu, que trabalho com palavras e sou conhecida unicamente por bater de frente, mas há dias que a dor é tanta que só as lágrimas falam por nós.

Quando recebi a notícia da morte de Marielle Franco, estava em uma festa na UFF de Rio das Ostras (RJ) e era pra ser um dia de festa, mas foi dia de luta e luto. Homens e mulheres negras se levantaram para fazer valer a memória de Marielle Franco e em meio as apresentações houveram gritos de protestos e punhos cerrados. Foi noite de luto.

Marielle não foi a primeira e possivelmente não será a última. Quantos de nós vão precisar sucumbir para que nos levantemos e enterremos a Babilônia? Sabemos quem são os inimigos, por que ainda não os enterramos? É aqui onde morre um jovem negro a cada 23 minutos. É aqui que temos a segunda maior população negra fora de África. É aqui que mais da metade da população é negra. E é aqui que somos genocidados. Até quando…?

Hoje (15), está acontecendo na Ceilândia, centro do Rio de Janeiro, uma manifestação em prol de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes. A partir das 17h, a manifestação estará acontecendo em frente a ALERJ. Estejam todos presentes. É dia de banzo, mas também é dia de luta!

 

 

 

ícone

Recomendados para você