Fenty Beauty de Rihanna é acusada de usar trabalho infantil na Índia

Escrito por Felipe 10/02/2021 às 12:13

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Marca de Rihanna acusada de usar trabalho escravo na extração de mineral.

Vinya Joshi, da organização ativista Legal Rights Observatory, entrou com a denúncia para uma investigação da Comissão Nacional para a Proteção dos Direitos da Criança (NCPCR) sobre a origem da mica de Fenty Beauty. Caso você não saiba, a marca Fenty trabalha com maquiagem mineral, onde os componentes são os minerais extraídos da natureza – por isso o nome -, como mica, dióxido de titânio, óxido de zinco e ferro.  A declaração de Joshi alega que a empresa de Rihanna usa trabalho infantil para extrair ‘mica’ das minas em Jharkhand, uma das regiões mais pobres da Índia.

Representante da ONG afirma que a Fenty Beauty não possui a certificação correta para comprovar que não utiliza mão de obra infantil na produção de seus produtos. A empresa de maquiagem revelou recentemente que não realiza auditorias de seus fornecedores, mas sim “espera que seus fornecedores diretos de produtos sigam e implementem nosso Código de Conduta do Fornecedor, que trata das condições de trabalho para fornecedores e proíbe especificamente o uso de trabalho involuntário ou forçado, tráfico de pessoas, trabalho infantil e assédio e abuso.”

A Índia é um dos maiores produtores mundiais de mica, um mineral frequentemente usado para adicionar brilho e cor à maquiagem. Infelizmente, cerca de 70% das minas de mica do país não são regulamentadas pelo governo. Estima-se que 22.000 crianças estão empregadas na indústria, trabalhando por apenas 20 a 30 rúpias por dia, ou 29 a 42 centavos de dólar dos EUA, em condições extremamente perigosas.

A denúncia contra Fenty Beauty veio poucos dias depois que a cantora de Barbados expressou apoio aos protestos dos fazendeiros indianos contra as novas leis agrícolas. Rihanna chamou a atenção do mundo todo para a causa com apenas um tweet, reunindo elogios e críticas por opinar sobre o assunto.

Joshi agora está convocando os negócios de Rihanna para serem examinados, solicitando que o NCPCR conduza uma investigação completa sobre a fonte da mica de Fenty Beauty e tome as medidas legais apropriadas se as alegações forem consideradas verdadeiras.

ícone

Recomendados para você