Back2Black: com Emicida, Iza e Salif Keita, festival celebra a cultura negra no RJ

Escrito por Rodrigo Costa 25/05/2023 às 18:15

emicida iza salif keita Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Festival Back2Black oferece diversidade cultural da cultura negra a partir da matriz africana.

Está chegando a 11ª edição do Back2Black Festival, que acontece no Armazém Utopia, no Santo Cristo, e no Parque de Madureira, nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2023, celebrando os 60 anos do Dia da África, reunindo as novas sonoridades africanas e da diáspora em uma programação que apresenta artistas dos estilos afrobeats e amapiano de forma inédita no Brasil, além da música tradicional do continente.

A programação se inicia na Zona Portuária nesta quinta-feira (25), data em que se comemoram os 60 anos do Dia de África. A série de diálogos de Pret’Upias, além de enaltecer a essência desse dia como uma gratidão ao continente africano como o berço da civilização, demonstrará também uma perspectiva de futuro a ser construído sob as perspectivas africana e afrodiaspórica.

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (26), o Palco Orun receberá a grande celebração de Emicida com o show do álbum AmarElo, com um convidado especial, o músico, compositor e ativista Dino d’Santiago, de Cabo Verde, apresentando a sua musicalidade do R&B, além de ritmos populares cabo-verdianos. 

Além disso, um encontro de levados familiares também será prestigiado, com o multi-instrumentista, cantor e compositor Chico Brown, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque, que convida para uma participação especial o também multi-instrumentista e compositor Mádé Kuti, da Nigéria, filho do músico Femi Kuti e neto de Fela Kuti.

Haverá também apresentação da DJ e produtora DBN Gogo, da África do Sul. No palco Aiye, a revelação carioca N.I.N.A representa a cena de grime e drill nacional; além do movimento cultural carioca Okupiluka, que divulga arte e música africanas em suas festas nas zonas Norte e Central carioca.

No sábado (27), os destaques do palco Orun serão o músico e cantor Salif Keïta (Mali), a cantora e compositora Tiwa Savage (Nigéria), Iza, Agnes Nunes. No Palco Aiye, a cantora e compositora baiana Sued Nunes demonstra a sua ancestralidade e vivência através de suas canções carregadas de axé; o cantor, compositor e instrumentista brasiliense Hodari demonstra seu R&B romântico-erótico com pitadas de funk; e as carrapetas da carioca DJ Tamy garantem os grooves na pista.

No domingo (28), o festival aporta em um importantíssimo bairro negro do Rio, Madureira, e promove um grande intercâmbio musical entre África e Brasil com Salif Keïta e sua banda, que convidam a cantora baiana Margareth Menezes, atual ministra da cultura.

Confira a publicação de apresentação do evento:

ícone

Recomendados para você