Festival Wakanda sem artistas negros vai acontecer em São Paulo

Escrito por Fellipe Santos 07/11/2019 às 15:17

Foto: Divulgação

Festival está marcado para acontecer no bairro da Lapa neste final de semana.

“Apropriação cultural” é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um outro totalmente distinto. Ela descreve aculturação ou assimilação, mas pode implicar uma visão negativa em relação à adoção de uma cultura dominante por uma cultura minoritária. Especialistas afirmam que discussão é mais profunda e que o verdadeiro prejuízo acontece quando alguém ou alguma empresa usa uma cultura que não a pertence para lucrar em cima disso. E é exatamente isso que o Festival Wakanda está fazendo.

Wakanda é um país africano fictício criado pela Marvel e comandado pelo rei T’challa, o famoso Pantera Negra. Na maioria das HQs e no cinema, a nação é inacessível ao resto do mundo, 100% negra e contem os recursos e conhecimentos científicos mais avançados da Terra. No Brasil, em São Paulo para ser mais preciso, um grupo de artistas está usando o nome da nação do herói em um festival de música e eles estão fazendo muitas coisas erradas.

O Wakkanda Festival será um evento de música eletrônica com uma programação de apresentações apenas com artista brancos. Pelo menos é o que indicam os anúncios no Instagram oficial do evento. Em conversa com o portal Mundo Negro, os organizadores responderam sobre a proposta do festival que acontece em 10 de novembro. “Nossa proposta é um evento de música eletrônica, beneficente, onde todos tenham os mesmos direitos e igualdades. Queremos nosso público pensando mais no próximo independente de cor, raça e etc. Os artistas são na maioria brancos , mas não foi nem por cor, raça, sexo e gênero que escolhemos e sim pelo que tínhamos dentro do orçamento.”, disse um representante.

Alem de usar o nome de Wakanda, o evento vende produtos como copos e camisetas com a temática do local. Confira a descrição do evento abaixo.

Imagine uma sociedade onde todos os habitantes sejam alfabetizados em diversas línguas, onde a cura para as doenças mais temidas seja de fácil acesso para todos, onde a tradição não é esquecida, mas não impeça os avanços tecnológicos e civis.
Essa sociedade é Wakkanda, fundada sob a união de tribos em prol de um bem comum. Wakkanda sofreu vários ataques de invasores que invejavam seu potencial tecnológico, assim como sofreu pelas diferenças culturais presentes em toda sociedade desenvolvida, mas nada enfraquece a grandiosidade da cidade fictícia que se sedimentou na educação, na saúde, e na batalha pelos direitos.

Se podemos resumir a organização de Wakkanda a uma palavra, essa palavra seria “tátil”. Tudo é feito para ser usado, e não meramente admirado.

É com todo esse espírito de Wakkanda, que conduziremos nossa celebração. Pela união, pela pluralidade, e pelo bem comum que podemos trazer com nossa proposta.

Wakkanda se esconde em meio à mata para se proteger dos que querem explorá-la para comercializar suas riquezas, por conta disso, sofre com os ataques ambientais que vêm crescendo a cada dia mais. Nossa celebração visa arrecadar valores para contribuirmos com o reflorestamento em áreas de nascentes, onde se encontra o maior potencial para se reverter este cenário.

Contamos com nosso público, e com os valores do P.L.U.R, para que consigamos juntos impactar positivamente ao máximo em nosso ecossistema.

Junte-se a nós!

Recomendados para você