Filho de Tim Maia fala sobre notificação extrajudicial contra Djonga e cita Anitta como exemplo a seguir

Escrito por Fellipe Santos 24/06/2021 às 08:01

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Filho de Tim Maia quer resolver o caso.

Carmelo Maia, filho de Tim Maia e responsável pelo espólio de seu pai, entrou com uma notificação extrajudicial contra o rapper Djonga por usar um sample de Tim Maia sem autorização. A faixa em questão é a música “Eterno”, presente no álbum “O Menino Que Queria Ser Deus” lançado em 2018.

Após Carmelo dar uma entrevista para o jornal Folha de SP, a equipe do Djonga emitiu uma nota oficial onde mostra que está tentando chegar em um acordo com a equipe do lendário cantor, chegando até mesmo dizer que acordaram um valor pelo sample, mas divergiram quando foi dito que os direitos autorais deveriam ser completamente de Tim Maia. O valor que o rapper teria arrecadado com a música até o momento é cerca de 100 mil reais.

Enquanto diversas pessoas debatiam sobre o assunto nas redes, Carmelo foi até o Instagram durante a madrugada e abordou o assunto em diversos posts no Instagram e defendeu diversos pontos que estavam sendo questionados na internet. Em certo momento, ele citou a cantora Anitta como exemplo a ser seguido na utilização de samples. Caso você não saiba, recentemente ela lançou a faixa “Girl From Rio” que utiliza o sample de “Garota de Ipanema”.

“Pediu autorização a família Jobim e Vinicius de Moraes, não posso falar em valores, pois não sei e nem me compete, fez outra letra inclusive. Foi creditado apenas aos artistas Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Para efeitos de direitos autorais tão somente estes receberão. Já o fonograma, gravado um novo, pertence à gravadora a qual a artista tem contrato.” diz Carmelo.

Ele diz que descobriu que o rapper utilizou o sample apenas há 5 meses e desde então vem tentando regularizar esta violação, dizendo que nunca recebeu um centavo da música desde que ela foi lançada. “Faz parte da Cultura Hip Hop samplear? Sim! MAS FAZ PARTE PEDIR AUTORIZAÇÃO E PAGAR!” publicou Carmelo.

Confira a nota completa abaixo:

“O rapper Djonga faz o uso indevido do fonograma que pertence a minha gravadora. Tomei ciência há 5 meses por acaso e exaustivamente tentando regularizar esta violação. Ao tomar ciência, como somos artistas da mesma agregadora @altafontebrasil obtive informações que esta gravação é de 2018.

Com todo o meu respeito ao artista mantive durante 5 meses uma postura respeitosa. Estou neste mercado há 26 anos, nutro pelos artistas, produtores, arranjadores, maestros, toda classe artística o meu respeito.
Chegar no topo não é fácil, Tim Maia chegou pela genialidade, talento de sobra! Ed Motta, um dia disse: “Gênios existem? Sim, mas tem muitos que estão esquecidos. Não adianta serem gênios se não souber administrar como você faz muito bem.”

Já errei? Evidente, sou humano, mas jamais tornei permanente ao tempo o meu erro.

O exemplo mais recente é a gravação da cantora Anitta, onde gravou uma versão de Garota de Ipanema, pediu autorização a família Jobim e Vinicius de Moraes, não posso falar em valores pois não sei e nem me compete, fez outra letra inclusive. Foi creditado apenas aos artistas Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Para efeitos de direitos autorais tão somente estes receberão. Já o fonograma, gravado um novo, pertence a gravadora a qual a artista tem contrato.

Completamente diferente do caso do rapper Djonga. Ele utiliza o fonograma da minha gravadora sem autorização, durante esses 03 anos nunca colocou a quem pertence!

Ledo engano quem pensa que eu, estou ditando regras, gostaria muito ter este poder! Mas a indústria fonográfica no MUNDO, entenda MUNDO, sempre trabalhou assim. Artista Y vai gravar uma versão do artista X, o crédito será do artista X.
Aconteceu exatamente com meu pai neste álbum em ESPANHOL! Álbum com VERSÕES INÉDITAS, por exemplo Eu Amo Você de Cassiano, todos os direitos autorais irão para os herdeiros do gênio Cassiano. Mesmo meu pai tendo escrito em outro idioma, não caberá ao Tim Maia nenhum pagamento de direitos autorais. Agora o fonograma é de que gravadora? Vitoria Regia Aprenda com quem sabe!

Faz parte da CULTURA DO HIP HOP SAMPLEAR? Sim! MAS FAZ PARTE PEDIR AUTORIZAÇÃO E PAGAR!

ícone

Recomendados para você