Ret citou show, digital, autoral e publicidade como quatro formas de ganhar dinheiro com a música.
Através de um vídeo que circula pelas redes sociais, Filipe Ret aparece comentando sobre a relação do dinheiro com os músicos ao lado de Tz da Coronel. “Muita gente acha que artista só ganha dinheiro com show, tá ligado?!”, inicia ele.
“Normalmente, funciona assim, ó: show; digital; autoral; publicidade. Isso aqui constitui a receita do artista. Advanced de digital, advanced de autoral é um dinheiro adiantado – advanced, né, é um adiantamento. Você não paga juros”, explica o rapper.
Na sequência, Ret aponta um possível privilégio dos músicos em relação aos outros trabalhadores. “Qual trabalhador, qual pessoa que, no mundo, hoje em dia, não quer um dinheiro adiantado sem pagar juros?”, reflete.
“Tem gente que tem medo de pegar advanced. Mano, tá com medo de dinheiro?! Pega o dinheiro, mano. Tá ligado?! Vai trabalhar, pô, ganha dinheiro na frente. Melhor forma […]”, afirma o sócio-fundador da gravadora NadaMal.
Tz, no entanto, ressalta: “Tem que ter medo se não for saber o que fazer também”, diz. “É, não, só não pode… Exatamente, isso é importante, mano. Pegou a grana, aí, um milhão… Pega um carro de milhão e meio, se fodeu todo e não percebeu”, exemplifica Filipe Ret.
“Tz tem essa parada. Tz, com vinte e três anos, tem uma visão a frente, visão de médio, longo prazo. Vender sessão, tu vende tuas músicas pra sempre. […] Aí tu ganha um dinheiro maior? Ganha, mas aí também tu não vai ter teu patrimônio ali”, acrescenta Ret.
Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram