Filipe Ret fala sobre ‘brancos’ na Cultura Hip Hop: “Sinto que muitos ainda não pegaram a visão”

Capa Filipe Ret

Reprodução Instagram

Ret falou sobre o assunto em uma live no Twitch.

No último dia 22 o rapper Felipe Ret fez uma live através de sua conta no Twitch aonde ele entrevistou artistas como Marcelo D2 e Renan da Penha, além de trocar diversas idéias com seus fãs. Em um trecho da conversa, o artista falando sobre ‘branco no rap’, uma pauta que ele já tinha comentado nos últimos dias durante a treta entre Dfideliz e Spinardi. Falando sobre o rap em geral, o artista de “Retiavéliko” falou “O rapper que for branco tem que respeitar que o rap é preto! Eu sinto que muitos brancos no rap ainda não pegaram essa visão, que é um espaço que tem que respeitar” disse o artista, que teve sua fala replicada em seu perfil oficial no Twitter.

Posteriormente, conversando com o rapper Marcelo D2, Felipe Ret entrou no assunto novamente sobre rappers brancos inseridos na cultura negra e fez alguns questionamentos para D2 sobre. “Isso vai além do rap, vai como cidadão” respondeu Marcelo D2. “Acho que estamos em um momento de ruptura, as pessoas não tem que não ser apenas racista, tem que ser antirracista(…) tem que dar voz para essa minoria que não são minoria… temos grandes nomes e vozes falando sobre isso no momento no Brasil(…) Emicida está falando bastante sobre isso(…) ele é um cara bastante inteligente, tem o Racionais que é a voz dentro do rap nisso ai(…) acho que temos que partir do principio que eu disse, não pode apenas não ser racista, tem que ser anti racista, anti homofóbico(…)” disse D2, que abordou de uma forma mais geral o questionamento.

Em notícias relacionadas, na manhã de segunda feira, o rapper Delatorvi afirmou que o Rap Nacional é dividido na ‘cena branca’ e ‘Cena Preta’. Sem atacar qualquer artista branco, Delatorvi diz que respeita os poucos artistas brancos que respeitam e fazem trampos de qualidade na cena, mas fala que o destaque deveria ser dos artistas pretos. “Infelizmente a perspectiva pro preto na cena é ser coadjuvante, num bagulho onde ele deveria ser o foco principal” disse Delatorvi. O rapper complementou, dizendo que ele pode dizer isso, pois ele vive e sabe bem o que acontece. “Essa é uma realidade que eu posso falar, porque eu vivi isso. Eu sei bem o que é se foder por ser reafirmar preto o tempo inteiro. Eles anulam sua personalidade num completo, pra argumentar que você é reclamão, igual fizeram com o Killmon.

Confira o tweet de Filipe Ret e a live do artista clicando aqui.

https://twitter.com/FilipeRet/status/1275217880506945542

Sair da versão mobile