Finais da NBA entre Lakers e Heat começam hoje, quem leva o título?

Escrito por Vinicius Prado 30/09/2020 às 14:57

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Com as finais da NBA começando hoje, é hora de prever quem sairá desta série com o troféu Larry O’Brien.

As grandes finais da NBA começam hoje ás 22h, com transmissão de todos os jogos feitas pela ESPN e BAND aqui no Brasil. Mas quem vence o confronto recheado com enormes estrelas da liga como LeBron James, Anthony Davis e Jimmy Butler.

Quando a temporada da NBA começou em outubro, estava claro que o Los Angeles Lakers seria o candidato ao título. Com LeBron James e Anthony Davis no comando, esta equipe estava destinada à grandeza. Ao adicionar jogadores experientes ao elenco, era óbvio que a lendária franquia estava apostando tudo nesta temporada.

Embora certamente tenha havido alguns problemas de velocidade ao longo do caminho, os Lakers dominaram principalmente a temporada regular e, quando chegou a hora dos playoffs, eles chegaram às finais com uma defesa extremamente forte e um ataque comandado por LeBron e AD.

Quanto ao Miami Heat, bem, alguns especialistas pensaram que o time teria sorte se chegasse aos playoffs. Com a aposentadoria de Dwyane Wade da NBA, o Heat precisava de um superstar e, felizmente para eles, um emergente caiu em seu colo, já que Jimmy Butler deixou claro que queria jogar em South Beach.

Devido às suas ações nas últimas temporadas em relação aos seus companheiros de equipe, alguns achavam que ele seria um grande problema no vestiário. No final, todos esses opositores se mostraram errados, quase que imediatamente. Graças a um forte início de temporada, o Heat se tornou imediatamente uma equipe de alto escalão na Conferência Leste.

Assim que a bolha começou, o Heat levou seu jogo a outro nível e dizimou sua competição. Assim como o Lakers, eles foram ajudados por alguns confrontos vantajosos de playoff e agora estão nas finais.

Então aqui estamos, 11 meses após o início oficial da temporada, e as finais estão finalmente acontecendo. Para LeBron e o Lakers, este campeonato é sobre uma infinidade de coisas. Por um lado, trata-se de construir o legado de LeBron e dizimar as narrativas sobre seu retrospecto nas Finais. É também sobre a vitória em memória de Kobe Bryant, que faleceu tragicamente em janeiro. Quanto a jogadores como Anthony Davis, Dwight Howard e alguns dos caras mais jovens da lista, o importante é provar seu valor e garantir o primeiro título. Enquanto isso, os Heat são azarões e para Jimmy Butler e companhia, isso será sobre provar que as pessoas estão erradas de uma vez por todas.

Mas quem vai ganhar? Bem, a resposta a essa pergunta é sempre muito mais complicada do que se poderia supor. Existem muitos fatores que influenciam em uma série de playoffs. Esquemas defensivos, habilidade de arremesso, rotações, treinamento, profundidade de elenco; tudo isso é importante para determinar quem deve sair por cima. Quando se trata desta série, no entanto, pode-se apenas olhar para a lista e argumentar que o Lakers vencerá em 5 ou 6 jogos. Normalmente, isso seria correto, mas estamos falando de 2020, o que significa que tudo pode acontecer. Então, vamos dar uma olhada nos fatos e tirar algumas conclusões deles, certo?

A métrica mais fácil de analisar é como essas equipes se enfrentaram na temporada regular. Eles jogaram um contra o outro duas vezes, com o Lakers vencendo os dois jogos. Em novembro, o Lakers venceu seu primeiro confronto por um placar de 95-80. LeBron e AD combinados para 51 pontos, enquanto muitos jogadores do Heat lutavam para pontuar, notavelmente Bam Adebayo. Durante o segundo jogo, LeBron e AD aumentaram seus totais de pontos ao somarem 63 pontos. O resto do time do Heat melhorou consideravelmente desde o primeiro jogo, já que caras como Derrick Jones Jr e Kendrick Nunn marcaram 17 e 16 pontos, respectivamente.

O que ficou aparente durante esses jogos é que o Heat não tinha muita resposta para LeBron ou Davis. No ataque, o Heat lutou muito, com homens grandes como Davis obstruindo as jogadas. Claro, o treinador do Heat, Erik Spoelstra, sabe exatamente o que está fazendo e, ao longo dos últimos dias, temos certeza de que ele tem mostrado o filme de sua equipe dessas lutas anteriores. Independentemente disso, esses primeiros jogos ainda são importantes.

Em termos de como essas equipes estão jogando agora, bem, ambas estão jogando nos níveis mais altos de toda a temporada. A química dos Lakers tem sido fenomenal e dependendo do confronto, o técnico Frank Vogel tem uma infinidade de jogadores uteis à sua disposição para criar rotações. Contra os Rockets, o Lakers jogou com homens mais baixos e contra o Denver, eles jogaram com atletas maiores. Eles podem se adaptar ao elenco de qualquer equipe para ter uma vantagem, o que não é algo que o Heat pode fazer tão facilmente.

LeBron ascendeu a outro nível e parece determinado como sempre a obter seu quarto anel. Davis e o resto do Lakers também estão alcançando novos patamares, o que permitiu que eles avançassem facilmente nos playoffs. O Heat, por outro lado, tem sido ótimo na hora de mover a bola. Enquanto os Lakers contam com AD e James para marcar a maioria de seus pontos, o Heat tem conseguido pontuação de todos. Em algumas noites, Jimmy Butler podia estar pegando fogo, com Goran Dragic tendo um jogo apagado. Outras noites, Tyler Herro e Duncan Robinson aparecem, com Butler no banco de trás.

O Heat joga como um time sem egos, e nos playoffs é exatamente disso que você precisa. Com isso dito, o Lakers ainda tem uma média de um ponto a mais por jogo do que o Heat, o que lhes dá uma ligeira vantagem ofensiva. isso é exatamente o que você precisa.

Apesar de ambas as equipes terem retrospecto de 12v-3d até aqui nos Playoffs, está claro que o Lakers teve um caminho mais difícil. Para começar a pós-temporada, eles jogaram com um faminto time do Trail Blazers, enquanto o Heat recebeu um Pacers machucado e fora de controle. A partir daí, o Lakers jogou contra o Rockets, que estava bem e era o azarão de muitas pessoas para vencer tudo. Claro, o Heat jogou contra os Bucks em primeiro lugar, mas quando os playoffs chegaram, Milwaukee estava sem química, enquanto Giannis Antetokounmpo estava machucado.

Finalmente, o Lakers foi forçado a jogar contra o Denver Nuggets, que possui superstars como Nikola Jokic e Jamal Murray. Esta equipe derrubou o Clippers, mas o Lakers foi capaz de desmontá-los em um curto espaço de tempo. Nas finais da Conferência Leste, o Heat enfrentou um time formidável do Boston Celtics, mas problemas de química e falta de nível de competição acabaram com o time. Depois de juntar esses fatores, fica claro que os Lakers tiveram que lutar muito mais para chegar onde estão agora.

Tudo isso nos leva às nossas previsões finais para esta série. Dado o talento, experiência e motivações do Lakers, parece bastante óbvio que eles vão vencer esta série. Isso não quer dizer que o Heat não lhes dará problemas. Realisticamente, esta série provavelmente se desenrolará como as finais da Conferência Oeste. Os Lakers serão levados ao seu limite graças à determinação do Heat, mas no final das contas, a melhor equipe vai prevalecer.

Previsão: Lakers vencem por 4 a 1.

https://www.instagram.com/p/CFxHUHRBWFK/

ícone

Recomendados para você