Fortnite faturou mais de 9 bilhões de dólares em dois anos

Escrito por Vinicius Prado 04/05/2021 às 23:35

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

No meio de um processo judicial entre a Epic Games e a Apple, novos documentos revelaram que o Fortnite garantiu mais de nove bilhões de dólares em dois anos

Fortnite, o fenômeno criado pela Epic Games, é facilmente um dos jogos mais populares da era moderna. E embora muitos tenham reconhecido sua popularidade, às vezes com relutância, é difícil imaginar o quão lucrativo o Fortnite realmente é. Pelo menos até agora.

A Complex relatou que novos documentos surgiram no meio de uma batalha judicial em curso entre a Epic Games e a Apple, que atualmente gira em torno da remoção do Fortnite da App Store pela Apple. De acordo com os documentos, Fortnite arrecadou cinco bilhões de dólares em 2018, bem como quatro bilhões adicionais em receitas em 2019. Basta dizer que são mais de nove bilhões de dólares em apenas dois anos. A Complex também observa que a Epic Games relatou cinco bilhões e meio em lucros.

Dado que Fortnite é um jogo free-to-play no qual a maior parte do lucro é obtida por meio de microtransações (moedas, skins e emotes), é claro que o público-alvo está mais do que disposto a desembolsar aos montes. O site de jogos Kotaku compartilha alguns exemplos contextuais para enfatizar o escopo da lucratividade de Fortnite, observando que a Disney comprou anteriormente a saga Star Wars e a Lucasfilm por cerca de quatro bilhões de dólares.

E pensar que Fortnite não é a única fonte de receita da Epic Games. Rocket League, adquirido em 2019, rendeu cento e oito milhões de dólares. Sua Unreal Engine, amplamente utilizado na indústria de jogos, gerou mais duzentos e vinte milhões de dólares.

Quanto ao processo judicial em andamento, que começou na segunda-feira: o processo da Epic gira em torno do monopólio da Apple e do abuso de suas práticas de negócios, essencialmente forçando os desenvolvedores a concordar com a comissão de 30% da Apple caso queiram ser incluídos na App Store. A Gamespot confirma que um juiz dará um veredicto dentro de três semanas.

Todos nós sabíamos que Fortnite era popular, mas ver esses números é um lembrete verdadeiramente surpreendente de quão profundo é o seu impacto cultural.

ícone

Recomendados para você