SoundCloud teria apenas fundos suficientes para se manter por mais 50 dias. A plataforma de stream baseada em Berlim demitiu mais de 400 funcionários na tentativa de competir com outras plataformas como o Spotify e a Apple Music na semana passada. A empresa também fechou seus escritórios em São Francisco e Londres.
Parece que o desaparecimento do “Rapper do SoundCloud” está próximo, no entanto, se depender de Chance the Rapper, isso não deve acontecer. Quando as notícias sobre o status financeiro do SoundCloud vieram a tona, o ganhador premiado com o Grammy, disse que ele estava “trabalhando” nisso. Como um artista independente, o SoundCloud desempenhou um papel importante no surgimento de Chano, como foi para muitos outros artistas populares que passaram a ser bem sucedidos na plataforma, incluindo Bryson Tiller, XXXTentacion e Playboi Carti, então parece que Chance realmente irá correr atrás disso.
O SoundCloud teve problemas financeiros no ano passado, quando os rumores rodaram que eles estariam encerrando antes da implementação do SoundCloud Go +, que permite que os ouvintes ouçam suas músicas favoritas off-line, com zero anúncios e acesso a faixas premium por US $ 9,99 por mês.
A afinidade de Chance com o SoundCloud já vem há anos, assim que recebeu seus dois Grammy’s o Rapper agradeceu ao serviço de Stream dizendo:
“Isso é para todos os artistas indie, que estão fazendo essas mixtapes ao longo do tempo, um salve para Dj Drama por fazer isso primeiro, um salve para todos os artistas independentes, um salve para o SoundCloud”.
Em um tweet publicado hoje, o Rapper disse que teve uma conversa com o fundador do SoundCloud e que ele deve se manter no ar e não irá fechar as portas.
Just had a very fruitful call with Alex Ljung. @SoundCloud is here to stay.
— Chance The Rapper (@chancetherapper) July 14, 2017
UPDATE: Há alguns minutos depois da publicação da matéria o Twitter do SoundCloud revelou que continuará seus trabalhos e não corre mais risco de deixar de existir.