Futebol americano e RAP: Cinco vezes que o esporte foi referenciado pelos artistas

Escrito por Thallis 06/09/2023 às 18:45

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Aqui vai uma lista de algumas vezes que vimos o esporte disputado nos EUA e o hip-hop juntos.

A NFL retorna neste mês de setembro. A liga profissional de futebol americano é uma das que mais cresce em interesse do público mundialmente e para o Brasil contará com cobertura completa da ESPN, que exibirá 135 partidas do torneio, com dois profissionais cobrindo o torneio diretamente dos Estados Unidos e pelo segundo ano as plataformas de esporte da Disney produzirão o Redzone do Star+.

Além da emoção dentro das quatro linhas, o futebol americano é o esporte mais relevante nos Estados Unidos e por isso é utilizado como referência nas músicas de diversos artistas de grande relevância no cenário mundial do Hip Hop e do Pop. Aproveitando o começo da nova temporada da NFL, listamos algumas das menções mais marcantes em músicas de nomes famosos no Brasil e no mundo. Confira:

Hip-hop icons led by Dr. Dre, 'keep it all the way real' for Super Bowl 2022

1. Drake em “Fake Love” – 2017

“No you can’t son me, you won’t ever get to run me
Just when shit look, outta reach, I reach back like one, three
Like one, three, yeah”

Com mais de 900 milhões de streams no Sportify, a faixa “Fake Love” é um dos grandes sucessos da discografia de Drake. Apesar de não citar diretamente o nome de um atleta ou de jogada, a faixa referencia um dos momentos icônicos da NFL na era recente: A recepção com uma mão de Odell Beckham Jr. O recebedor é a maior celebridade da liga norte-americana, ultrapassando a marca de 17M de seguidores no Instagram e é famoso por utilizar a camisa 13. Na jogada, Odell vai atrás de um lançamento longo e precisa ser esticar para trás e fazer uma recepção espetacular com apenas uma de suas mãos. Por isso, na canção, Drake diz “Quando as coisas parecem fora do alcance, eu me estico para trás como 1 e 3”.

2. Lil Wayne em “Green And Yellow” – 2011

“Money green, yellow broad.
Aaron Rodgers: MVP award.
This is Green Bay, b—- we go hard.
This is Packer country, where’s your Green card?”

Lil Wayne fala sobre o Green Bay Packers, uma das franquias mais tradicionais da NFL que tem como suas cores características o verde e o amarelo. A equipe até então tinha como sua grande estrela o QuarterBack Aaron Rodgers, 4x vencedor do prêmio de MVP. Para a temporada de 2023, o atleta foi uma das trocas mais badaladas da liga e passará a defender o New York Jets.

3. Kanye West em “SMUCKERS” de Tyler The Creator – 2015

“They say I’m crazy, but that’s the best thing goin’ for me.
You can’t lynch Marshawn if Tom Brady throwin’ to me.”

Kanye se refere a duas das personalidades mais conhecidas da liga na época: Tom Brady, reconhecido por muitos como o melhor jogador da história do esporte e recordista em títulos, e o corredor Marshawn Lynch, apelidado de “Beast Mode” por conta de suas corridas potentes e quase imparáveis.

4. J. Cole em “The Autograph” – 2010

“They try and sack me and I scramble,
Look up in the sky you’ll see exactly where I am Bo.”

Cole utiliza uma forma criativa de dizer o quão difícil é derruba-lo ou parar seu sucesso com termos conhecidos do dicionário da NFL. “Sack” é a palavra utilizada para referenciar o momento em que a defesa consegue derrubar o QuarterBack. “Scramble” é a “jogada improvisada” do futebol americano e geralmente ocorre quando o QuarterBack corre o risco de ser pego pela defesa e desiste de fazer o passe e tenta avançar correndo com a bola.

5. Nicki Minaj em “Roman’s Revenge” – 2022

“I call the play, now do you see why?
These bitches calling me Manning Eli
Manning Eli, these bitches calling me Manning Eli!”

Na letra, Nicki fala sobre sua importância e como ela está em posição para “chamar as jogadas” ou dar as cartas, como é normalmente dito em português. No futebol americano, o QuarterBack é o responsável por ditar as jogadas em campo e para ilustrar sua referência, Nicki menciona o QuarterBack Eli Manning, duas vezes campeão do Super Bowl e considerado o maior da história na posição para a franquia New York Giants.

A NFL no Brasil é destaque da ESPN e também do Star+. A plataforma contará com um grande investimento em conteúdo exclusivo, tendo mais uma vez o NFL Redzone com produção em português. A opção que pode ser utilizada como segunda tela para os espectadores que querem mergulhar num domingo de futebol americano acompanha todas partidas disputadas simultaneamente nas tardes de domingo, trazendo imagens em tempo real dos lances capitais. Ao todo, os fãs da NFL terão acesso a mais de 100 horas de conteúdo ao vivo através do Redzone no Star+.

ícone

Recomendados para você