Google promete mudar consumo de games no mundo com lançamento do Stadia

Escrito por Fellipe Santos 19/11/2019 às 20:40

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Stadia é um serviço de streaming que aproveita a nuvem do Google para fornecer jogos sem a necessidade de um hardware específico.

Oficializada em março, a entrada do Google no mercado de games ganhou contornos oficiais hoje, com seu lançamento em 14 países. Desde seu primeiro anúncio, muitos detalhes sobre o funcionamento foram divulgados, mas com o lançamento, é hora de saber mais.

Como você já deve saber, o Stadia é um serviço de streaming de jogos que aproveita a infraestrutura em nuvem do Google para fornecer títulos para jogar sem a necessidade de um hardware específico para isso. O ambicioso projeto se junta a outros paradigmas já criados pela gigante de Mountain View, como Pesquisa, Chrome e o Android.

Para popularizar o Stadia, a companhia promete um grande esforço para que seja possível jogar os títulos disponíveis utilizando apenas o navegador Chrome e o Stadioa Controller, único hardware necessário. Assim, será possível jogar também em televisores conectados a um Chromecast ou dispositivo móvel. O aplicativo do Stadia chegou à Play Store na última semana.

A televisão é, na visão de muitas pessoas, a melhor forma de consumir jogos, já que uma tela maior é a forma associada há muito tempo com videogames. Para isso, basta utilizar a conexão com o Chromecast Ultra, que garante conteúdo em resolução 4K.

O controle se conecta aos servidores do Google via Wi-Fi. Os comandos são enviados para o Stadia e refletidos na tela conectada ao Chormecast. Para funcionar corretamente, o Stadia demanda uma conexão mínima de 10Mbps. Nessa configuração, os jogos rodam em 720p a 60fps com som estéreo.

Com 20Mbps, já é possível jogar em 1080p com vídeo HDR e som sorround 5.a. A partir de 35Mbps, os jogos funcionam em 4K. O hardware do Stadia é formato por CPUs Intel e GPUs AMD com 10,7 teraflops de desempenho, ou seja, mais potentes que as do Xbox One X ou PlayStation 4 Pro.

Hoje, no lançamento, o Stadia Wireless Controller funciona apenas nas televisões, precisando de conexão via USB para ser usado em outros dispositivos. Além da TV, é possível jogar de forma móvel nos celulares da linha Pixel, a partir da segunda geração. Ainda faltam recursos nesse primeiro momento, mas a promessa da companhia é de atualizações semanais que trarão novas funcionalidades.

O Stadia não está oficialmente no Brasil. Em junho, foram abertas pré-encomendas do Founder’s Edition nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha, Suécia e Dinamarca. Noruega, Finlândia, Bélgica, Irlanda, Holanda. O pacote inclui um joystick exclusivo, Chromecast Ultra, três meses de Stadia Pro e outros mimos por preço de US$ 129, ou R$ 541,12, em conversão direta.

ícone

Recomendados para você