Gráficos realistas do Playstation 5 impressionam em demo da Unreal Engine 5

A Epic Games revelou o Unreal Engine 5, através de uma tech demo em tempo real em um PlayStation 5, através da qual te dá um primeiro vislumbre das capacidades do próximo game da Sony.

Tim Sweeney, CEO da Epic Games que acabou de revelar o UE5. Ele conversou com o The Verge sobre o seu novo motor e deixou grandes elogios ao Playstation 5. Sweeney diz que o UE5 está optimizado para a PS5 e Xbox Series X, mas nesta conversa ele focou no console da Sony e descreveu ele como “um dispositivo espantosamente equilibrado”. “Tem imenso poder GPU, mas também tem um grande aumento na largura de banda da gestão de armazenamento. Isso vai ser absolutamente crítico. É uma coisa renderizar tudo que possa encaixar na memória, mas algo muito mais impressionante é renderizar um mundo cujo tamanho pode ter centenas de gigabytes quase instantaneamente.”

Ele continua:”Temos trabalhado de perto com a Sony durante muito tempo sobre o armazenamento,” diz Sweeney sobre a colaboração entre as duas empresas. “A arquitetura de armazenamento na PS5 está muito à frente de tudo o que podes comprar no PC por qualquer quantia de dinheiro. Vai ajudar a moldar o futuro do PC. O mercado PC verá isto e dirá, ‘Oh wow, os SSDs terão de acompanhar isto.'”

Sweeney diz que a drive SSD personalizado que a Sony criou e a forma como interage com o sistema de gestão de dados é o que a torna tão impressionante, especialmente pela velocidade com que permite gerar uma quantidade incrível de detalhe.

A demo em tempo real é uma boa forma de mostrar as capacidades da PS5 e Sweeney diz que até mesmo o mercado de computadores vai aderir a isto pois apresenta benefícios para o consumidor, mas também apresenta benefícios para quem está a desenvolver jogos. A Epic tem usado o PS5 ao longo dos últimos meses e tem testado as capacidades da consola para descobrir o que consegue fazer. Sobre o Xbox Series X, Sweeney não dúvida das suas capacidades para grandes feitos, mas a relação entre a Epic Games e a Sony fez com que a companhia explorasse a PS5 em sintonia com a sua criadora e daí resulta esta tech demo impressionante.

A demo técnica foi chamada de Lumen in the Land of Nanite por um motivo: os dois nomes próprios, Lumen e Nanite, são as denominações das duas tecnologias-chave da Unreal Engine 5: a primeira engloba melhores efeitos de iluminação dinâmica nos jogos, enquanto que a segunda é um sistema de geometrização, feito para permitir que artistas importem e renderizem modelos 3D e ambientes compostos por bilhões de polígonos.

 

Sair da versão mobile