Grupo 3030 lança novo álbum “Alquimia” com MV Bill, Emicida e Rodrigo Cartier

Escrito por Fellipe Santos 08/03/2018 às 16:50

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Poesia de transformação.

A crença mais difundida é a de que os alquimistas buscam encontrar na Pedra Filosofal, mítica substância com o poder de transformar tudo em ouro, de proporcionar a quem a encontrar, a vida eterna e a cura de todos os males. Com esse propósito, o grupo 3030 lançou o álbum Alquimia na última sexta (2). Com 13 músicas, o projeto tem a participação do maestro Arthur Verocai, Emicida, MV Bill e Rodrigo Cartier.

O viés espiritual do grupo sempre foi marca registrada. Em 2015, a faixa Trimegisto do álbum Entre a Carne e a Alma, trouxe isso à tona. Trimegisto significa “três vezes grande”. O nome é dado pelos neoplatônicos, místicos e alquimistas ao deus egípcio Toth, identificado com o deus grego Hermes. Ambos eram os deuses da escrita e da magia nas respectivas culturas.

A ligação entre transformação, escrita e espiritualidade tem rendido ótimos frutos ao grupo, que traz no novo álbum uma variedade de ritmos e letras muito bem trabalhadas. A faixa Desabafo faz jus ao nome e traz nos versos lembranças de cada um dos integrantes de como foi para chegarem onde estão. “De dez as dez eu tô no corre, emprego eu tive, eu larguei tudo” conta Rod.

Já a faixa Minha Calma, que conta com a participação do Rodrigo Cartier, tem uma pegada mais romântica, mas muito peculiar. Os versos simples casam muito bem com a produção assinada por LK, e o conjunto resultou num som incrível, com uma sensibilidade enorme.

Como sempre, a poesia de protesto não deixou a desejar. Sistema de Burrice traz uma análise do momento político e social que vivemos. “Revolução das máquinas e a involução da compaixão” diz um dos versos. Carregado de referências, a faixa deixa claro que na margem da política moderna, o governo não pode decretar o que é ou não melhor para o povo. Os versos fazem alusão também à linha de pensamento maquiavélica que afirma que política nada mais é que a manutenção do poder e não do bem comum.

O hip-hop, enquanto manifestação cultural, reflete o momento no qual vivemos em relação à espiritualidade em geral. O momento do mundo inteiro pede essa reflexão. Hoje em dia, a cena está mais focada em não se preocupar com os dogmas de um movimento. O que pode, o que não pode… Não tem mais essa. Os dogmas caíram, o mundo está aí em uma urgência. A ideia é que cada um faça o que o seu espírito manda. E o 3030 transmite essa mensagem com maestria, como de costume.

Escute Alquimia e assista o novo clipe do grupo abaixo:

ícone

Recomendados para você