Influenciador e ativista do Complexo do Alemão, Raull Santiago ganha prêmio de Personalidade Carioca do Ano

Escrito por Rodrigo Costa 02/03/2023 às 22:40

Foto: Divulgação

Raull Santiago conquistou o Troféu JK de Capital Mundial da Influência Digital deste ano.

Na última quarta-feira (1), o influenciador digital e ativista social Raull Santiago conquistou o seu primeiro prêmio da carreira, o Troféu JK Rio 2023 aproveitando a comemoração em homenagem aos 458 anos da cidade, sendo o Capital Mundial da Influência Digital. A cerimônia aconteceu no Copacabana Palace, que completa um século de existência neste ano.

Raull Santiago, nascido e criado no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é um importantíssimo comunicador social e busca propagar ideias e acontecimentos periféricos. O influenciador mantém uma forte ligação de atos com a cultura hip-hop e, inclusive, já foi citado pelo rapper BK’ na faixa Reflexo, relatando as dores de um morador de comunidade em participação no segundo álbum da carreira do MC Cabelinho, o Ainda, lançado em 2020.

Foto: Edu Sampaio/Believe Earth

A Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, apoiada pela RIOTUR, Secretaria de Cultura, Secretaria Especial de Turismo e Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, o prestigiou com a premiação da maior homenagem da entidade, simbolizando a criatividade, ousadia e empreendedorismo brasileiro. Homenageando os 50 anos da Capital Federal, Brasília, a estatueta recebida é banhada a ouro e esculpida pelo internacional artista plástico Hildebrando Lima, além de contar com a base desenhada por Oscar Niemeyer, icônico arquiteto brasileiro.

Num momento histórico e especial, esta edição da premiação carregou a responsabilidade de escrever a página de ouro no livro de história do nosso país, celebrando o aniversário de 458 anos do Rio de Janeiro, que já foi capital do Brasil e é o principal destino turístico nacional.

Em 2020, o ativista saiu em defesa da artista e empresária Lorena Maria após ela afirmar ter sido vítima de racismo por uma agência do banco Itaú, quando alguns funcionários suspeitaram das movimentações feitas em sua conta bancária e a acusaram de estar cometendo algum tipo de fraude. Na ocasião, a CEO da marca de linhas de cabelo UsebadgaLL foi ao banco para resolver um problema corriqueiro em sua conta e acabou saindo do local detida pela Polícia Civil, dizendo ter sido “humilhada e esculachada”.

Confira o post de comemoração pela conquista:

Recomendados para você

Sair da versão mobile