Internet fica perplexa ao ver mulher segurando um iPhone em pintura de 1860

Pintura foi notada há poucos dias por usuários do Twitter

Dê uma olhada em “The Expected One”, de Ferdinand Georg Waldmüller, e você verá imediatamente uma mulher no centro da pintura caminhando por uma paisagem cênica até um homem esperando nos arbustos, segurando uma flor rosa. Através de uma lente do século 21, parece que a mulher está percorrendo seu iPhone enquanto caminha. Mas isso obviamente não faria sentido, já que o iPhone foi lançado em 2007 e a pintura foi concluída em 1860.

De acordo com os críticos de arte, há uma explicação simples para a ilusão. Diz-se que a mulher está lendo um livro de orações durante o passeio, em vez de navegar nas mídias sociais. “A garota nesta pintura de Waldmüller não está brincando com seu novo iPhone X, mas está indo para a igreja segurando um pequeno livro de orações em suas mãos”, disse Gerald Weinpolter, CEO da agência de arte austrian-paintings.at, ao Motherboard.

Peter Russell, um oficial aposentado do governo local de Glasgow, foi a primeira pessoa a iluminar a pintura. Ele disse ao Motherboard que ele e seu parceiro viram a pintura neste verão enquanto visitavam o museu Neue Pinakothek em Munique e precisavam saber mais sobre isso.

Ele observou que a discussão em torno da peça mostra o quanto a sociedade mudou. “O que mais me impressiona é o quanto uma mudança na tecnologia mudou a interpretação da pintura e, de certa forma, alavancou todo o seu contexto”, disse Russell.

“A grande mudança é que em 1850 ou 1860, cada espectador teria identificado o item em que a menina está absorvida como um hinário ou livro de orações. Hoje, ninguém poderia deixar de ver a semelhança com a cena de uma adolescente absorvida nas redes sociais em seu smartphone”, finaliza.

Sair da versão mobile