JAY-Z afirma que hip-hop não é moda e sim a forma musical dominante há 20 anos

Escrito por Fellipe Santos 05/02/2020 às 20:32

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Jay falou sobre o estado do hip-hop em sua entrevista com o The New York Times.

O Super Bowl LIV da NFL aconteceu em Miami que ficou inundada com alguns dos nomes mais notáveis da cultura fazendo apresentações e participando de festividades do Super Bowl. Um desses artistas é um dos maiores nomes da música, JAY-Z, que fez uma parceria com a National Football League no ano passado para cuidar dos segmentos de entretenimento musical da NFL e trabalhar em estreita colaboração com a iniciativa Inspire Change da associação.

No último sábado (1 de fevereiro), o New York Times publicou uma entrevista em que Hov discutiu uma ampla gama de tópicos, de comunidades marginalizadas a Colin Kaepernick e seu atual contrato com a NFL. Durante a entrevista, surgiu o tópico de Jay recusando a oferta da NFL de se apresentar durante o intervalo do Super Bowl LII. A NFL solicitou que JAY-Z realizasse a performance de uma faixa em particular, “Run This Town”, com a artista da Roc Nation, Rihanna, e com seu ex-colaborador Kanye West.

Quando perguntado se ele teria cumprido os desejos da NFL, o artista afirmou: “Claro que aceitaria, mas eu disse: ‘Não, você me entende.’ Não é assim que se fala, dizendo a alguém que ele fará o show do intervalo estipulando uma música e dependendo de quem ele traga para participar do show. Eu disse, esqueça. Foi uma coisa de princípio”

Para ele, a maneira como a NFL o abordou mostrou que a liga carece de competência cultural. Isso foi solidificado pelo Super Bowl do ano passado em Atlanta. Atlanta é o atual epicentro do rap nos EUA. É seguro dizer que a influência da cidade ajudou a tornar o hip-hop o gênero número 1 no mundo. Mas, em vez de ter um artista de rap se apresentando durante o Super Bowl na cidade, a NFL fechou com a banda Maroon 5. Isso mostrou a Hov que precisava haver uma mudança de perspectiva.

“O problema da NFL é que todos pensam que o hip-hop ainda é uma moda quando o hip-hop é a forma musical dominante em todo o mundo há 20 anos”, disse JAY-Z. Em seu primeiro ano como curador do show do intervalo, ao lado de sua empresa Roc Nation, Jay decidiu celebrar a importância da enorme cultura latina nos Estados Unidos. O show do intervalo do SUper Bowl em Miami foi realizado por Jennifer Lopez e Shakira, com as participações de Bad Bunny e J. Balvin.

 

ícone

Recomendados para você