Lil Wayne, Eazy-E, Lyor Cohen, Suge Knight, Jermaine Dupri e outros também fizeram parte da lista.
Em comemoração ao 50º aniversário do hip-hop, a Variety se uniu à Black Music Coalition para criar uma lista não classificada dos 50 maiores executivos da história do gênero. Claro, ela destacou muitos nomes importantes como Jay-Z, Diddy, 50 Cent, Dr. Dre, Lil Wayne, Eazy-E e Jermaine Dupri.
Também na lista estavam figuras não-artistas como Lyor Cohen, Irv Gotti, Suge Knight e Andre Harrell, proporcionando uma análise abrangente. Claro, há muitos outros nomes para analisar, e você pode encontrar a lista completa de inovadores e líderes aqui. Para cada menção, eles falaram brevemente sobre os feitos de cada magnata dos negócios, consultando cerca de 40 votantes, entre jornalistas e colegas executivos do setor.
“Parafraseando uma de suas letras mais frequentemente citadas”, disse a Variety sobre Jay-Z. “Em março de 2023, Jay-Z se tornou oficialmente um homem de negócios de US $2,5 bilhões. O nativo do Brooklyn ganhou essa reputação, não apenas como um dos rappers mais vendidos de todos os tempos, mas também lançando a Roc-A-Fella Records, acumulando um portfólio diversificado que inclui roupas, bebidas espirituosas, um serviço de streaming e uma passagem como presidente da Def Jam.” Além disso, Dr. Dre também ganhou respeito por seu trabalho na música e nos negócios, assim como Diddy, 50 Cent e muitos outros.
“A capacidade de Combs de se reinventar e diversificar permitiu que ele se mantivesse relevante por mais de 30 anos”, escreveu a Variety sobre Diddy. “Ele expandiu para a moda, bebidas espirituosas e bem-estar, enquanto servia de exemplo para outros aspirantes a magnatas seguirem.” Para Fif, eles compartilharam: “O homem nascido Curtis Jackson já era um dos maiores rappers do mundo quando co-criou a série ‘Power’ da Starz – um título adequado, pois ele a usava há muito tempo. Ele impulsionou sua carreira criando sua própria série de mixtapes G-Unit, revolucionando a mídia e chamando a atenção de Dr. Dre e Eminem.”
Enquanto isso, a Variety também destacou Julie Greenwald, Ethiopia Habtemariam, Cathy Hughes, Debra Lee, Sylvia Rhone, Sylvia Robinson e Mona Scott-Young como heroínas desconhecidas da indústria. No entanto, com uma história tão rica dentro do gênero, certamente eles deixaram de fora alguns nomes no processo. Com isso em mente, deixe-nos saber nos comentários quem são os executivos de rap mais impactantes ou subestimados.