JAY-Z processa estado americano por manter detentos em condições desumanas

Rapper vai defender 29 presos que alegam abuso de autoridade

No hip-hop, muitos são os artistas que, além de trabalharem mundo da música, mantêm conexões com instituições sociais e atuam como ativistas de uma série de causas. Este é o caso de JAY-Z, que mesmo sendo um grande magnata no mundo da música não descansa até que as políticas que defende sejam valorizadas, como ocorre em sua defesa pela reforma carcerária nos Estados Unidos. 

A nova medida de JAY-Z nesse segmento, inclusive, acabou de acontecer. O rapper decidiu abrir um processo legal contra o estado americano do Mississippi por manter presos de cadeias estaduais em condições desumanas. A ação de JAY-Z veio após cinco presos do estado terem morrido devido violência excessiva por parte dos policiais. 

“Essas mortes são resultados diretos do total desprezo que o estado do Mississippi tem para com as pessoas encarceradas e seus direitos legais”, disse Alex Shapiro, advogado de JAY-Z em recente entrevista ao programa NBC News. De acordo com Shapiro, o rapper entrou com o processo em defesa de 29 presos que alegam sofrer com o abuso de poder e cessão de direitos. 

JAY-Z, que ainda não comentou o caso, vem advogando em favor da população carcerária há bastante tempo. Recentemente, ele e o rapper Meek Mill fizeram a série documental “Free Meek”, que mostra a falha do sistema judicial e carcerário na cidade da Filadélfia, onde Meek foi preso de forma injusta por anos e hoje tenta reaver o processo. 

Sair da versão mobile