JAY-Z se torna o primeiro rapper bilionário da história

Escrito por Fellipe Santos 03/06/2019 às 11:50

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

JAY-Z acumulou uma fortuna que chega a US $ 1 bilhão, mas como ele chegou lá?

De acordo com a Forbes, o rapper do Brooklyn conquistou o título por meio de investimentos em bebidas, arte, imóveis e ações de empresas em crescimento como a Uber. Ele também é um dos poucos artistas a se tornar um bilionário, e o primeiro artista de rap a fazer isso. Ele também é um dos poucos artistas a conseguir esse feito. De acordo com a Forbes, o império de Jay foi construído através de vários acordos em bebidas (Armand de Brignac e D’Ussé), investimentos em dinheiro, coleções de arte, imóveis, serviços de streaming, sua gravadora e catálogo de músicas.

O caixa e os investimentos de Jay-Z chegam a um total de US $ 220 milhões; sua participação nas marcas de bebidas D’Ussé e Armand de Brignac totaliza US $ 410 milhões; sua plataforma de streaming de música, Tidal, soma US $ 100 milhões; Roc Nation segue com US $ 75 milhões; o catálogo de músicas dele arrecada 75 milhões de dólares; sua coleção de arte, US $ 70 milhões; finalmente, seus investimentos imobiliários totalizam US $ 50 milhões.

Alguns podem supor que o Dr. Dre já alcançou o status de bilionário há alguns anos, mas isso não é inteiramente verdade. Segundo a Forbes , Dre vendeu sua marca, Beats by  Dre para à Apple por US $ 3 bilhões. Enquanto sua empresa vale bilhões, o patrimônio pessoal de Dre é de US $ 850 milhões.

O artigo da Forbes começa com o recall de um encontro de 2010 entre o rapper e bilionário Warren Buffet, do qual o octogenário ficou impressionado. “Jay está ensinando em uma sala muito maior do que eu já ensinei”, disse ele. “Para um jovem que está crescendo, ele é o cara para aprender.”

Menos de 10 anos depois, a revista examina o império de Shawn Carter – que abrange música, serviço de streaming, bebidas alcoólicas, arte e participações em outras empresas – e determina que “conservadoramente totaliza US $ 1 bilhão”. marcas próprias: a linha de roupas Rocawear (vendida por US $ 204 milhões em 2007); D’Ussé, um conhaque co-proprietário da Bacardi; Tidal, o serviço de streaming de música; e seu multifacetado império de música e esportes Roc Nation.

Seguem as principais participações do artista, que a Forbes calculou ao “olhar para as participações do artista em empresas como o champanhe Armand de Brignac – aplicando o desconto habitual a empresas privadas – e depois acrescentou sua renda, subtraindo uma quantidade saudável para dar conta de um estilo de vida superstar” que foram então avaliados por “uma lista de especialistas externos”.

Armand de Brignac champagne
US $ 310 milhões

Dinheiro e investimentos, incluindo uma participação no Uber, estimada em US $ 70 milhões.
US $ 220 milhões.

D’Ussé conhaque
US $ 100 milhões

Serviço de streaming TIDAL
US $ 100 milhões

Roc Nation
$ 75 milhões

Catálogo de música
$ 75 milhões

Coleção de arte
US $ 70 milhões

Imobiliária
US $ 50 milhões

ícone

Recomendados para você