Juicy J afirma que “todo mundo roubou o flow” do Three 6 Mafia

Escrito por Fellipe Santos 28/11/2019 às 15:58

Foto: Divulgação

Juicy J faz uma pergunta justa.

Recentemente a HNHH montou uma lista do 50 melhores flows de todos os tempos. Produto de muitas reuniões, discussões e debates, a lista celebrou os artistas inovadores e técnicos que aparentemente dominavam a arte do flow. Dado que o hip-hop é uma forma de arte tão abrangente, cobrindo quase cinquenta anos de existência – sem não mencionar a disparidade entre as eras e o gosto musical – chegar a qualquer conclusão não foi tarefa fácil. Naturalmente, as omissões estão destinadas a ocorrer, embora o desrespeito nunca seja intencional.

Ontem, Juicy J tinha algumas palavras a dizer sobre a falta da presença do Three 6 Mafia na lista. “É bom ver Project Pat lá, mas onde está o 36 Máfia?” ele escreve, em resposta à lista de flows. “Todo mundo roubou nossos flows.” Um ponto justo, dada a impressionante abrangência da influência do grupo de Memphis. Do horrorcore ao som do sul, o Three 6 influenciou o hip-hop de mais maneiras do que os fãs casuais podem saber. Em retrospectiva, talvez mais respeito devesse ter sido colocado no nome do Three 6, apenas para homenagear as bases que eles estabeleceram para incontáveis ​​rappers.

Na verdade, é preciso se perguntar a quem Juicy estava se referindo especificamente quando nomeou “todo mundo”. No início dos anos 90, Three 6 e Bone Thugs-N-Harmony se encontraram em uma “briga” depois que o primeiro acusou o último de usar seu estilo. Felizmente, eles logo reprimiram o mal-entendido e passaram a colaborar em várias ocasiões.

Dadas as influências estilísticas diretas entre Bone Thugs e Three 6, e o impacto que ambos os grupos teriam sobre o flows de muitos e no rap em geral, é lógico que o Three 6 Mafia e seus membros merecessem estar na lista.

Recomendados para você