Julgamento de Young Thug pode durar o ano inteiro

Escrito por Rodrigo Silva 03/01/2023 às 20:45

Capa Young Thug Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Young Thug poderá pegar prisão perpétua se for condenado por homicídio.

Após a tentativa malsucedida da promotoria de transferir o julgamento de Jeffery Lamar Williams, conhecido profissionalmente como Young Thug, e 27 outros indivíduos para março, a audiência deve começar nas próximas semanas, e a seleção do júri começará em 5 de janeiro no Fulton Tribunal do Condado de Atlanta. Thug e os outros foram indiciados em maio passado sob a Lei RICO da Geórgia. Eles foram acusados ​​de cometer vários crimes como parte de uma organização criminosa conhecida como “Young Slime Life” e enfrentam várias acusações.

Por ordem do juiz presidente, Ural Glanville, o Tribunal emitiu intimações suficientes para garantir o comparecimento de 600 possíveis jurados do julgamento, que devem comparecer ao tribunal nos dias 5 e 6 de janeiro e preencher os questionários do júri. Voir dire individual de jurados em potencial está programado para começar em 9 de janeiro, com jurados de julgamento em potencial aparecendo diariamente em painéis.

Capa Young Thug

Foto: Wikimedia Commons

Voir dire é o processo pelo qual os jurados são selecionados, em que tanto o juiz quanto os advogados de acusação e os réus podem fazer perguntas a cada um diretamente para determinar sua aptidão para servir no júri e se eles podem ser tendenciosos de forma inadmissível contra uma parte. Por exemplo, a promotoria pretende usar letras de hip-hop cantadas por Young Thug e outros para provar seu caso, portanto, possíveis preconceitos contra ou a favor de artistas de rap e da música hip-hop provavelmente serão um fator importante nesses processos.

Voir dire é mais do que simplesmente preencher um júri. É uma parte extremamente importante do processo de julgamento porque, quando feito corretamente, permite que cada parte elimine testemunhas que possam ser tendenciosas contra elas ou simplesmente improváveis ​​de decidir a seu favor. Isso é de extrema importância quando, como neste caso, o veredicto do júri deve ser unânime, ou a reclamação resultará na anulação do julgamento.

Como parte do voir dire, todos os jurados em potencial recebem primeiro informações sobre o caso – normalmente, em um processo criminal, lendo a acusação. Eles então recebem o juramento voir dire e devem jurar que responderão a todas as perguntas com sinceridade. Existem várias perguntas que o juiz deve fazer aos membros do painel por lei, após o que os advogados da parte podem dirigir perguntas ao painel, seja para todo o painel ou para indivíduos específicos.

Qualquer uma das partes pode tentar atingir um determinado jurado em potencial com base nas respostas do tribunal e no questionário. Uma parte pode contestar um jurado “por justa causa” quantas vezes quiser, caso em que o advogado deve demonstrar ao juiz que o jurado não é elegível para servir em um júri, tem interesse no caso ou tem um relacionamento com um parte no caso, ou quando há suspeita de parcialidade real contra a parte na mente do jurado.

O julgamento da YSL promete ter um longo e desafiador processo de seleção do júri. Embora vários dos 28 réus inicialmente acusados ​​tenham aceitado acordos judiciais, as partes estimam que haverá cerca de 300 testemunhas e 20 especialistas depondo. O julgamento pode levar entre seis e doze meses para ser concluído. Isso torna a seleção do júri particularmente difícil, já que a maioria dos jurados em potencial fará tudo o que puder para escapar do serviço de júri.

Na Geórgia, qualquer pessoa convocada para o serviço do júri pode adiar o serviço do júri uma vez. Além disso, existem inúmeras categorias isentas, incluindo estudantes, pessoas com mais de 70 anos e cuidadores de crianças menores de 6 anos, bem como adiamentos concedidos por outros motivos que não se enquadram em uma categoria isenta (por exemplo,

O Tribunal intimou 600 jurados em potencial porque prevê que acabará concedendo um diferimento ou isenção à grande maioria desses indivíduos. Com o Tribunal conduzindo voir dire de possíveis jurados em painéis a cada dia, a seleção do júri, neste caso, pode levar muito tempo. E esses procedimentos voir dire podem ser controversos, pois as partes investigam muitos preconceitos potenciais relevantes, incluindo raça, hip-hop e indústria da música.

Confira abaixo a postagem no Twitter:

ícone

Recomendados para você