Kanye West acelerou lançamento de “DONDA” para não competir com Drake, afirma colaborador do rapper

Escrito por Vinicius Prado 14/09/2021 às 17:27

capa drake kanye Foto: Divulgação

Todd Rundgren critica Kanye West, alegando que “DONDA” foi liberada de forma precipitada com medo de Drake

Está bem documentado que o atual processo de criação dos álbuns de Kanye West é muito colaborativo. Apresentando contribuições do que só pode ser descrito como uma arca de Noé de rappers, cantores, compositores e instrumentistas, os créditos de DONDA, The Life of Pablo, ye, e outros, são quase gigantes.

No entanto, nem todos são a favor dessa prática. Todd Rundgren, o lendário multi-instrumentista, cantor, compositor, produtor e recém-nomeado ao Rock & Roll Hall Of Fame achou a experiência de trabalhar em DONDA como frustrante. Rundgren recentemente desabafou sobre o trabalho com Kanye durante uma entrevista com a UCR, revelando que nenhuma de suas contribuições acabou chegando ao corte final do disco.

Foto: @gunnerstahl.us

“Eu sou um dos poucos artistas que não está no álbum de Kanye,” Rundgren disse. “Eu tenho três álbuns com colaborações para Kanye no meu computador. Porque eu sempre fui chamado por Kanye para adicionar vocais ao álbum. Quando ele entrou na reta final em julho, eu apenas disse, ‘Isso é o suficiente para mim. Não tenho ideia se algo disso será usado. ‘ Você não recebe muito feedback dele sobre o qual vai ser.”

Tendo sido trazido para o grupo de colaboradores de Ye pelo produtor 88 Keys, Rundgren rapidamente aprendeu que sua própria abordagem de produção era diferente da de Kanye. “Ainda sou um produtor e não quero apenas ser como um pedaço de madeira no processo”, explica ele. “Se eu puder contribuir com algo, tudo bem. Se eu não puder, é só me avisar. Estou fora. Há uma possibilidade de que eu realmente esteja lá em algum lugar. Há muito lixo naquele disco!”

Ele chega a chamar Yeezy de “designer de tênis”, o classificando de “bon-vivant” que faz música apenas como passatempo. “Ninguém faria discos assim regularmente, a menos que tivesse um dinheiro estúpido para gastar”, diz Rundgren. “Ninguém aluga um estádio para fazer um disco. Ninguém pega todo o mundo do hip-hop só para resmungar uma sílaba, só para poder dizer que todo mundo estava no disco.”

“Meu envolvimento durou um ano e, no final, percebi por que eles rapidamente finalizaram a coisa toda e lançaram o que é obviamente realmente bruto e não pensado”, ele conclui. “É porque Drake estava executando todo o processo. Ele estava com muito medo de que Drake o derrotasse, então ele se apressou e lançou o álbum no fim de semana antes que Drake pudesse lançar o seu. E no final, Drake quebrou ele de qualquer maneira.”

Claramente, nem todo mundo parece ter Kanye em alta conta, e o diagnóstico de “bon-vivant” de Rundgren é particularmente contundente. Apesar das críticas, no entanto, muitos responderam favoravelmente a DONDA; alguns até declararam que o projeto é uma obra-prima. É interessante ouvir Rundgren especular que Kanye apressou o lançamento de seu álbum para evitar uma disputa direta com Drake, uma afirmação que provavelmente agitará ainda mais a cena.

Confira nossa análise de DONDA de Kanye West e Certified Lover Boy de Drake aqui.

Recomendados para você

Sair da versão mobile