Kanye West dá novo passo para se tornar um artista independente

Escrito por Vinicius Prado 11/09/2019 às 14:47

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Vamos ver se Kanye consegue agora.

Em janeiro, Kanye West entrou com uma ação contra sua distribuidora, a EMI, na tentativa de sair de seu contrato que poderia potencialmente durar toda a sua vida. O contrato, que Kanye chamou de “desequilibrado e opressivo”, foi assinado em 2003, antes do lançamento de seu álbum de estréia, College Dropout. Ele agora teme que suas estipulações não permitam que ele se aposente da música. “Em nenhum momento do período, Kanye procurará se aposentar como compositor, artista ou produtor de gravações ou fazer hiato prolongado durante o qual você não está buscando ativamente sua carreira musical da mesma maneira básica que a perseguiu até hoje.”, diz a petição do artista.

Ye entrou com a ação em um tribunal estadual da Califórnia, onde contratos dessa natureza são proibidos. De acordo com a lei estadual da Califórnia, o artista deveria ter sido libertado de suas obrigações contratuais em 2010. Portanto, ele está querendo os direitos de qualquer música que tenha enviado à empresa após esse ponto.

A EMI respondeu às reivindicações de Kanye destacando que os termos do contrato são válidos em Nova York, onde o contrato foi originalmente executado. Além disso, Kanye aparentemente assinou uma cláusula que estipulava qualquer desacordo ou revisão do contrato que seria resolvido em Nova York. A EMI também cita as múltiplas modificações e extensões que Kanye concordou ao longo dos anos como justificativa para sua validade contínua. A EMI contestou Kanye no tribunal federal em março por suas tentativas obstinadas de renegociar o acordo.

Devido ao caso chegar a este impasse, Kanye decidiu mudar sua equipe jurídica. Seu antigo advogado, Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan, LLP., foi demitido e será substituído pelo escritório de advocacia Bird, Marella, Boxer, Wolpert, Nessim, Drooks, Lincenberg & Rhow, PC. A nova empresa também defenderá as outras empresas do rapper envolvidas no processo também, incluindo uma chamada Please Gimme My Publishing.

Talvez essa representação seja a chave para Kanye obter a liberdade desejada. Havia especulações de que Ye manteria seu próximo projeto refém até que ele fosse libertado do acordo com a EMI, mas ele anunciou que Jesus Is King chegará em 27 de setembro.

ícone

Recomendados para você