Kanye West fala sobre suas aspirações políticas e promete: “Se não for em 2020, será em 2024”

Escrito por Fellipe Santos 08/07/2020 às 12:57

kanye-west Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O rapper Kanye West disse que não apoia mais o presidente Trump e também se manifestou contra o Partido Democrata, em uma ampla entrevista discutindo suas aspirações políticas.

Em entrevista à revista Forbes, em entrevista publicada quarta-feira, o bilionário magnata do tênis, que anunciou sua candidatura para 2020 no sábado, disse que estava “tirando o chapéu vermelho com esta entrevista” e iniciando sua própria festa para 2020, a “Birthday Party”. Se Trump já não era o candidato do Partido Republicano, West disse à revista que concorreria como republicano, acrescentando: “Vou concorrer como independente se Trump estiver lá”.

Ele disse que sua chapa será chamada de ‘Festa de Aniversário’, “porque quando vencemos, é aniversário de todos.”Ele observou que seus dois principais conselheiros são seus primeiros apoiadores, esposa Kim Kardashian e Elon Musk. West, que admitiu na entrevista nunca ter votado antes, não forneceu razões específicas para sua decisão de parar de apoiar o presidente.

Em vez disso, ele disse que havia perdido a confiança em Trump, observando: “Parece uma grande bagunça para mim. Não gosto que ele se escondeu no bunker.” West continuou explicando seu apoio original ao presidente, dizendo que “Trump é o presidente mais próximo que tivemos em anos para permitir que Deus ainda faça parte da conversa”.

Questionado sobre o Partido Democrata, West não escondeu seus pensamentos. “Essa é uma forma de racismo, supremacia branca e controle branco para dizer que todos os negros precisam ser democratas e assumir que eu concorrer é dividir os votos. Toda essa informação está sendo carregada nas plataformas de mídia social pelos democratas. E os democratas costumavam me dizer, os mesmos democratas me ameaçaram… A razão pela qual este é o primeiro dia em que me registrei para votar é porque estava com medo. Me disseram que, se eu votasse em Trump, minha carreira musical terminaria. Fui ameaçado por estar em uma festa.

“Fui ameaçado como homem negro pelo Partido Democrata. E é isso que os democratas estão fazendo, emocionalmente, ao meu povo. Ameaçando eles a ponto de este homem branco poder dizer a um negro se você não votar em mim, você não é negro – ele disse. Ele acrescentou: “Uma das principais razões pelas quais eu usei o chapéu vermelho, foi por protesto contra a segregação de votos na comunidade negra”. West não tomou nenhuma medida concreta para se candidatar à presidência, inclusive declarando sua candidatura.

Em outubro de 2018, ele entregou um discurso  durante uma reunião no Salão Oval – após a qual Trump disse que o rapper que usava chapéu da MAGA poderia um dia ser um comandante-chefe.

Perguntado quando ele decidiu pensar na presidência, o rapper de 43 anos disse que estava no banho depois de receber o Michael Jackson Video Vanguard Award, um prêmio de realização musical na vida no MTV Video Music Awards de 2015.

“Lembro-me de estar na casa da minha mãe, minha sogra, porque minha casa estava sendo construída…. ela me chama de ‘filho’ e eu a chamo de ‘mãe’, eu estava no chuveiro pensando, estava escrevendo raps no banho. Ai eu falei do nada: ‘Você vai concorrer à presidência’ e comecei a rir histericamente.

“Eu pensei que isso é o melhor.. eu vou lá e eles acham que eu vou fazer essas músicas e fazer isso como entretenimento, como são os shows de premiação fraudulentos e depois digo que eu sou Presidente. E eu apenas ri no chuveiro, não sei por quanto tempo, mas esse foi o momento em que me ocorreu – disse West.

Ao aceitar seu prêmio, West disse: “2015. Vou morrer pela arte, pelo que acredito. A arte nem sempre será educada.” West continuou dizendo na época: “Eu não sei o que vou perder depois disso, não importa, porque não é sobre mim. É sobre idéias, mano, novas idéias. Pessoas com idéias. Pessoas que acreditam na verdade. E sim, como você provavelmente já deve ter adivinhado neste momento, decidi em 2020 concorrer à presidência. ”

O rapper superstar disse à Forbes que Deus decidirá como as duas próximas corridas presidenciais serão decididas. “Vamos ver se a nomeação é em 2020 ou se é 2024 – porque Deus nomeia o presidente. Se eu vencer em 2020, foi a nomeação de Deus. Se eu ganhar em 2024, essa foi a nomeação de Deus ”, disse ele.

De volta a sua reunião no Salão Oval de 2018 com o atual comandante-chefe, West disse diante de um grupo de repórteres que ele só iria concorrer em 2024 para não competir com Trump. “Poderia muito bem ser”, disse Trump na época, quando perguntado se achava que West poderia ser presidente.

“Vamos parar de nos preocupar com o futuro, tudo o que temos é hoje .. Trump está na jornada de seu herói agora. Ele pode não ter pensado que teria um filho da puta louco como eu [na Casa Branca] ”, disse ele na reunião.

Enquanto West ainda não formou uma campanha totalmente operacional – nem está claro que ele planeja – ele acredita que pode capitalizar sendo um recém-chegado político.

“Devo dizer com toda humildade que, como homem, não tenho todas as peças do quebra-cabeça. Enquanto falo com você sobre o que é uma campanha política – uma caminhada política, como eu disse, porque não estou correndo, estou andando. Eu não estou correndo, nós as pessoas estamos andando. Não estamos mais correndo, não estamos correndo, não estamos animados – estamos energizados. Alguém pode dizer: ‘Ei, eu comprei um carro novo para você, ele está do outro lado da rua’ e você fica tão empolgado que atravessa a rua e é atropelado por um carro tentando correr para o seu carro novo.”

“É assim que eles controlam a comunidade negra, através das emoções, nos empolgam, estamos muito empolgados, mas depois de 400 anos a mudança realmente não acontece”, disse ele à Forbes, comentando que acreditava que poderia promover mudanças..

West novamente fez referência a Deus ao discutir sua decisão de concorrer neste ciclo eleitoral.

“Deus me deu a clareza e disse que é hora. Você sabe que eu estava lá fora, acabei no hospital, as pessoas estavam me chamando de louco. Eu não sou louco – ele disse. “Entre todas as influências e as posições que podemos colocar como músicos – você sai em turnê, lança todos esses álbuns, olha para cima e não tem dinheiro em sua conta. Isso pode deixá-lo louco, por tudo isso eu estava ficando louco porque não era a hora. Agora chegou a hora. E não estamos enlouquecendo, vamos Yeezy, é um nível totalmente diferente agora.”

ícone

Recomendados para você