Kanye West pode não conseguir concorrer a presidência dos Estados Unidos, dizem especialistas

Escrito por Fellipe Santos 05/07/2020 às 13:15

kanye-west Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Rapper usa o Dia da Independência para fazer o anúncio, mas não está claro se ele entrou com alguma documentação oficial para aparecer nas cédulas.

Bem quando você pensou que 2020 não poderia ficar mais estranho, o rapper Kanye West declarou sua candidatura ao presidente dos EUA. O desafiante improvável de Donald Trump – de quem ele tem sido um defensor vocal – e Joe Biden, escolheu o dia da independência americana para fazer o anúncio surpresa no Twitter, provocando uma tempestade nas mídias sociais.

“Agora precisamos cumprir a promessa da América confiando em Deus, unificando nossa visão e construindo nosso futuro”, escreveu West. “Estou concorrendo à presidência dos Estados Unidos.” A postagem foi acompanhada pela bandeira dos Estados Unidos, um ponto de exclamação e “# 2020VISION”. Sua esposa, Kim Kardashian West, respondeu ao tweet também com uma bandeira americana. O anúncio de Kanye provocou grande euforia nos usuários das redes sociais, mas parece que o rapper pode não conseguir se candidatar, ou ao menos, vai entrar nas eleições sabendo que não deve conseguir números de votos suficientes para ser presidente.

Segundo especialistas, é tarde demais  para participar das eleições como candidato independente à presidência nos estados de Indiana, Maine, Novo México, Nova York, Carolina do Norte e Texas. Ou seja, se o rapper conseguir se candidatar em outros Estados, esses 6 não teriam o nome de Kanye West disponível para receber votos.

Até o momento do anúncio, ele não parece ter registrado seu nome na Comissão Federal de Eleições (FEC) para a eleição de novembro. O nome mais próximo que o banco de dados da FEC mostra é um candidato chamado “Kanye Deez Nutz West”, que arquivou seus papéis no Partido Verde em 2015 sob o endereço “1977 Golddigger Avenue, Suite Yeezus” e parece não ter levantado dinheiro.

Em seu tweet no sábado, o Dia da Independência dos EUA, West, 43 anos, não disse se sua suposta candidatura seria afiliada a um partido político em particular. De qualquer forma, contestar a nomeação de um dos principais partidos seria impossível nesta fase, com a eleição acontecendo em apenas quatro meses. Para aparecer nas urnas como candidato independente, West precisaria reunir uma certa quantidade de assinaturas e se registrar nos estados até um determinado prazo. Como falamos, já passou em alguns estados importantes, mas a estrela da música ainda teria tempo para arquivar em muitos outros.

Se ele realmente concorrer, West seguiria uma longa tradição de campanhas independentes ou de terceiros, desafiando o domínio democrático e republicano. Em 1992, Ross Perot, um bilionário texano excêntrico, obteve 19% dos votos. Em 2000, o Partido Verde de Ralph Nader teve menos de 3%, mas foi amplamente responsabilizado por custar ao democrata Al Gore a presidência.

ícone

Recomendados para você