Kanye West sugeriu exclusão do número de curtidas das redes sociais no ano passado

Escrito por Fellipe Santos 17/07/2019 às 22:13

Foto: Divulgação

Instagram começa testes para ocultar número de curtidas no Brasil, uma visão que foi compartilhada no ano passado por Kanye West.

O Instagram inicia nesta quarta-feira (17) no Brasil um teste que oculta a contagem de curtidas em postagens. De acordo com a empresa, a intenção é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.

Na prática, apenas o proprietário do perfil continuará sabendo quantas curtidas suas publicações receberam. Seus seguidores não terão mais acesso ao número de “likes”. A ação busca evitar competições e incentivar os usuários a focarem nas histórias compartilhadas na rede social.

“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, disse a empresa em nota.

O teste foi anunciado no fim de abril, na conferência do Facebook, que é dono do Instagram, para desenvolvedores. Na época a empresa disse queria deixar a plataforma com “menos pressão” sobre seus usuários. O Canadá foi o primeiro país onde o Instagram ocultou as curtidas. Agora, além do Brasil, Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia também vão experimentar a novidade.

A iniciativa da rede social, nos fez lembrar de um dos muitos tweets celebres que Kanye West fez no ano passado. Além de disparar alguns ataques contra seu ex-amigo Drake, Ye costumava falar sobre muitos assuntos interessantes e compartilhar suas ideias geniais com o mundo por meio de sua conta no Twitter. As publicações do artista nos fizeram entender melhor sua mente ao mesmo tempo que o mundo recebia visões fora da caixa fascinantes. No ano passado, Kanye expressou seus sentimentos sobre o impacto negativo que o numero de curtidas e seguidores podem gerar nas pessoas.

“Nós deveríamos ser capazes de participar das redes sociais sem ter que mostrar o quanto de seguidores e curtidas que temos. Assim como podemos desativar os comentários, deveríamos poder desativar o numero de seguidores. Isso tem causado um impacto negativo intenso em nossa auto-estima”, escreveu Ye na ocasião.

Parece que os pensamentos de Kanye foram levados em consideração ou de alguma forma inspirado mudanças na forma como interagimos nas redes sociais.

https://twitter.com/kanyewest/status/1042779425048211456?s=19

Recomendados para você