Kanye West teve um comportamento no ano passado não favorável para sua imagem.
A Liga Anti-Difamação (ADL) divulgou um relatório ligando os “discursos fanáticos” de Kanye West a 30 incidentes antissemitas. No relatório, publicado pela organização na segunda-feira, eles citam atos de vandalismo, queda de faixas, assédio e muito mais. Além disso, o ADL apontou um aumento nas postagens antissemitas no Twitter, após a aquisição do site por Elon Musk. De acordo com o relatório, houve mais de 9.400 menções na plataforma usando o slogan “Ye você está certo” desde outubro.
“Esses incidentes – que incluem vandalismo, queda de banners, assédio direcionado e distribuições de propaganda no campus – demonstram a influência contínua dos discursos conspiratórios e fanáticos de Ye”, escreveu o ADL. “Imediatamente após os comentários antissemitas de Ye, que incluíam tropos inflamatórios sobre o poder judaico e a negação do Holocausto, o slogan ‘Ye está certo’ apareceu online em hashtags e contas antissemitas.

O CEO da ADL, Jonathan Greenblatt, elaborou o relatório em uma declaração fornecida à Billboard. “Os repetidos comentários anti-semitas de Kanye West – e sua revelação de alguns dos piores tropos antijudaicos imagináveis – sem dúvida estão tendo um impacto e inspirando as pessoas a cometer atos de ódio no mundo real”, disse Greenblatt.
“Como há muito tempo mantemos, celebridades e outras pessoas que se envolvem em espalhar tropos odiosos precisam saber que suas palavras têm consequências. Infelizmente, a decisão de Kanye de continuar a propagar o ódio contra os judeus está apenas encorajando as pessoas que já estão infectadas com o ódio”.
Quanto a incidentes específicos, muitos aconteceram em escolas K-12, universidades, instituições judaicas, bem como áreas públicas e locais comerciais. Nas universidades, um grupo de supremacistas brancos organizou uma série de reuniões “Você está certo, mude de ideia”. Além disso, alguém escreveu “Kanye estava certo” e “Defcon III” em uma calçada do campus da Universidade de Wisconsin.
Em notícias relacionadas, Kanye West ainda não conseguiu doações para sua campanha presidencial de 2024. A notícia vem de um arquivo enviado no mês passado que foi obtido pelo The Daily Beast. A campanha, registrada oficialmente como “Kanye 2020”, também relatou gastos de US$ 142.000 nos últimos três meses de 2022.
Confira abaixo a postagem no Twitter:
The "Ye is Right" campaign, which emerged after Ye's antisemitic rants made headlines in late 2022, continues to gain traction. A new blog from our Center on Extremism highlights the impact of this campaign and the hateful events it has inspired. https://t.co/IdfmE4SKiK
— ADL (@ADL) February 13, 2023