Kanye West vira “pastor” e promove culto em igreja de Chicago

Escrito por Fellipe Santos 12/09/2019 às 20:57

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Em 10 de setembro, Kanye West levou sua série de cultos dominicais à Igreja Batista Missionária da Irmandade, no lado sul de Chicago, onde se juntou à congregação em adoração pelo seu 69º aniversário.

Kanye manifestou interesse em converter seu culto de domingo em uma igreja real em abril de 2019, continuando a evolução da série. Quando começou no início de 2019, foi inicialmente percebido como uma festa de escuta musical que incorporava elementos de hip-hop e gospel. Com o passar do tempo, porém, mudou-se para mais uma celebração espiritual, convocando um coral maciço da igreja para entregar interpretações de música da discografia de Kanye, além de músicas gospel de Kirk Franklin, Donnie McClurkin e muito mais. Agora, ele está migrando a experiência dos campos gramados de Calabasas para as congregações reais.

Os fãs e críticos de Kanye ainda não têm certeza de seus motivos e para onde ele planeja seguir o culto de domingo, então Aurelia Daniels, gerente de serviços sociais e de comunidade da Irmandade, comunicou algumas informações sobre a experiência. Aqui está a história de como Kanye trouxe sua experiência no culto de domingo à Igreja Batista Missionária da Irmandade, via Complex.

 

Você pode me contar um pouco sobre o histórico da Igreja Batista Missionária da Irmandade e seu relacionamento com a música?

Fomos criados em 10 de setembro de 1950 e fomos fundados pelo reverendo Dr. Clay Evans. Ele sempre esteve na vanguarda da música gospel, bem como dos direitos civis. Quando o Dr. King voltou a Chicago naquele dia e eles precisavam de um lugar para ele ir, todos os pregadores [não] permitiram que ele estivesse no púlpito para pregar, e nosso fundador, o reverendo Evans, permitiu que ele pregasse em seu púlpito. O reverendo Jackson ajudou nosso pastor a obter financiamento, e na verdade ele co-assinou o empréstimo e se tornou o pastor associado da irmandade na época. Portanto, há uma longa história com Reverendo Evans e Reverendo Jackson, e eles trabalhando juntos para fazer coisas de direitos civis. Sempre tivemos uma história rica em música. Nosso atual pastor Charles Jenkins, que também está na vanguarda da música gospel e tem várias músicas.

Como a igreja entrou em contato com Kanye?

Nosso pastor [Charles Jenkins] deve se aposentar no final do ano. No caminho de se aposentar, muitas pessoas se perguntam o que ele vai fazer e para onde ele vai. No início deste ano, ele esteve em um dos cultos de domingo de Kanye, porque ele conhece o diretor. Ele e o pastor Jenkins estão próximos, e quando o pastor descobriu que eles estavam vindo para Chicago, ele perguntou a Jason White se eles iriam parar na igreja. Quando ele foi ao culto de domingo de Kanye há alguns meses, eles tiveram uma conversa. O pastor Jenkins basicamente falou sobre o que ele estava tentando fazer com esses cultos de domingo. Kanye disse que estava tentando espalhar esperança e amor para as pessoas. Naturalmente, nosso pastor é tudo sobre essas coisas e ele foi inspirado pelo culto de domingo. Então, quando ele descobriu que estava vindo para Chicago, ele apenas o convidou.

Era para ser uma surpresa, mas você sabe que quando diz a uma pessoa, todo mundo tem essa pessoa que conta. Tinha umas informações de que Kanye estava chegando, mas nunca foi confirmado. Começou a zumbir por volta do sábado, e os membros estavam ligando um para o outro. Tínhamos muita coisa acontecendo, porque era nosso aniversário real de domingo. O pastor apareceu e começou a falar sobre como ele havia se encontrado com Kanye em seu culto de domingo. Então Kanye sobe ao palco. As pessoas são como, “Oh, meu Deus, ele está realmente aqui!”

Como foi o culto em geral?

Foi ótimo. O coral era tão reverente e eu estava analisando alguns comentários on-line sobre se era para publicidade ou qualquer que fosse o caso. Eu discordo totalmente. Nosso culto foi cheio do Espírito Santo. A energia lá, como o coral, cantou com tanta convicção. Eles estavam chorando durante o tempo de adoração. Literalmente, houve um momento em que o diretor estava dirigindo uma música realmente pura. Depois, houve um momento em que ele disse: ‘Vamos ficar quietos e sentir a presença de Deus’. Lágrimas caíam do coral e das pessoas que o vivenciavam. O coro estava em pé no altar. Não era como se estivessem no palco. O coral também estava se misturando à multidão. Então, temos alguns membros do coral na varanda e outros que estavam sentados entre os membros. Eles estavam vestidos como pessoas comuns. Muitas pessoas nem sabiam que eram membros do coral até começarem a cantar. Alguns chegaram à frente da igreja e estavam no canto alternativo.

Como foi Kanye ficou durante o culto?

Não era sobre ele. Quando Kanye saiu, nós tínhamos um gráfico para ele com sua foto na tela. A primeira coisa que ele fez quando viu isso foi derrubá-lo. Você poderia dizer que foi um momento de: não é sobre mim. O tempo todo, ele não estava na vanguarda. Era sobre cantar e louvar. De vez em quando, ele entrava e dizia: “Ouça o diretor”, sobre certas músicas ou uma parte diferente que ele queria reiterar.

Houve um momento no culto em que ele pegou o microfone e as pessoas se calaram cantando as palavras da música que haviam acabado de terminar, e ele estava apenas tendo um momento com Deus: tempo pessoal, repetindo as palavras. Ele estava apenas cantando as palavras da música e tendo um momento pessoal com Deus. Para mim, parecia que ele tinha dito coisas sobre o culto de domingo e coisas dessa natureza. Ele está nos permitindo acompanhar a jornada de sua maneira de poder ir à igreja e experimentar Deus.

A letra original de “Jesus Walks” é sobre como ele não está aqui para converter ateus em crentes. Mas no final, ele diz: “Estou aqui para transformar ateus em crentes”. Foi apenas o momento dele para garantir que as pessoas fossem sobre Cristo. Claro, você sabe que Kanye não faz nada convencional. Eu amo esse aspecto não convencional de louvor que ele estava trazendo para a indústria do evangelho. Ele também está dando a nós, cristãos e crentes, a chance de reavaliar o quanto temos essas tradições. Somos capazes de experimentar Deus fora da norma, ou somos tão apegados à tradição que não somos capazes de experimentá-lo fora do que assumimos que a igreja deve parecer ou como deve ser o culto de domingo?

Você conta quantas pessoas normalmente tiveram no culto de 12 horas? E uma contagem de quantas pessoas apareceram quando Kanye veio?

Sim, na verdade temos uma contagem. Normalmente, existem 353 pessoas no culto.. Nesta semana, quando Kanye estava aqui, havia 1.203 pessoas. Normalmente vemos esse número durante todo o fim de semana e vimos isso nesse culto.

Alguns críticos estão dizendo que os cultos dominicais de Kanye não são genuínos. Depois de estar lá no domingo, o que você diria para esses críticos?

Deus não é obrigado a aparecer de uma maneira que seja confortável para nós. Você tem que estar aberto ao movimento não convencional de Deus. Ele não precisa se mover da maneira que você espera que ele se mova. Às vezes, ele até quebra as regras para que outras pessoas sejam abençoadas. Portanto, você não pode estar tão envolvido em regras e regulamentos.

Eu tenho que dizer que [Kanye] não está apenas servindo a Deus cantando músicas gospel, quando as pessoas estão dizendo Jesus em espaços onde o nome de Jesus não seria mencionado. Eu estava no culto de domingo real [realizado no Huntington Bank Pavilion de Chicago]. Havia pessoas fumando maconha atrás de nós. Aquelas pessoas que talvez nunca tivessem sido servidas antes estavam lá para ver Kanye.. Não é como se ele estivesse cantando músicas aleatórias. Todas as músicas são fiéis. Eles estavam cantando músicas gospel reais. Eles até mudaram “So Anxious” [de Ginuwine] em uma música gospel, e foi muito poderosa. As letras, se você estava realmente prestando atenção no que estavam cantando, são evangélicas. Eles estão literalmente dizendo o nome, Jesus. Eles estão literalmente re-cantando músicas gospel regulares e misturando músicas seculares renovadas.

Enquanto eles estavam aqui para comunhão, Kanye nunca fez a parte inteira do que você vê durante o culto de domingo. Ele estava meio que em segundo plano, apenas ouvindo-os cantar. Não era como se ele tivesse feito sobre ele ou sobre suas músicas. Foi tudo sobre Jesus.

Além de ter Kanye como convidado especial, o culto continuou como de costume? O culto ainda incluía uma oração, sermão, oferenda etc.?

Nosso culto às 8h foi normal como planejado. Nosso culto ás 10 horas da manhã, tivemos orações dos diáconos, por isso tínhamos muita coisa acontecendo lá. Às 12 horas, era no culto de domingo, mas antes de Kanye aparecer, tínhamos James Fortune com uma música. Depois que Kanye saiu, eles abriram as portas da igreja e duas pessoas se juntaram. Ainda abrimos as portas da igreja, ainda aceitamos ofertas e tudo o que normalmente fazemos. Mas quando o culto de domingo começou, esse era o nosso tempo de adoração.

Existem planos para Kanye continuar o culto de domingo na Irmandade?

Eu não sei, mas a esperança é que isso aconteça novamente. Eu sei que nossas portas estarão abertas para Kanye chegar. Tivemos várias celebridades presentes na irmandade. Não posso nem começar a nomear todas as pessoas do evangelho e da música secular que são afiliadas à Irmandade. Portanto, estamos sempre abertos a artistas convidados, se pudermos de alguma forma retribuí-lo pelo que ele fez. Era literalmente ele vindo compartilhar o que tinha. Não havia como compensar sua vinda. Somos extremamente gratos por ele ter permitido que nossos membros experimentassem.

Também foi incrível, porque ele era o artista perfeito para trazer. Nós tínhamos comida para eles e Kanye desceu as escadas em nosso salão de comunhão e comeu a comida que nossos membros haviam cozinhado. Imagine um frango cozinhado aleatoriamente na igreja, e Kanye desce e tira algumas fotos com os membros e nossa equipe da cozinha. Nossos cantores estavam lá embaixo, e eles estavam interagindo. Foi como se Kanye viesse à igreja. Ele não estava tentando ser algo como um tipo de pessoa super importante. Um dos nossos membros aqui, ela é a líder de nossa juventude e é mais velha. Ela vai até ele e tira uma dessas selfies de idosos com o rosto todo na foto. Kanye participou da brincadeira. Ele foi junto com isso. Ele estava tão empolgado. Eu nunca o vi tentar se “inchar.” Como eu disse, não há nada que possamos dar a Kanye para recompensá-lo por isso.

ícone

Recomendados para você