Kawe relembra trajetória e comemora sucesso na cena do rap: “A música está desconstruindo o preconceito”

Kawe reflete sobre sua carreira e o destaque que o Hip-Hop vem alcançando em meio a nossa cena musical.

Aos 23 anos, Kawe é um dos maiores nomes da cena do rap nacional. Direto das batalhas de rimas, vem fazendo seu nome na música, chegando ao topo do Spotify como o artista da cena mais ouvido do Brasil e acumula hoje mais de 1 bilhão de reproduções nas plataformas digitais. Segundo o artista, ter atingido o posto de rapper com mais streams do país, logo no início de sua carreira, causou um grande impacto, principalmente por ser algo tão grandioso para alguém que ainda estava começando a trajetória.

“Eu fiquei meio sem entender o que era tudo aquilo, era tudo muito novo pra mim e eu estava apenas vivendo o momento, mais hoje eu vejo o peso que foi naquela época de ser o primeiro, vindo do nada, sou um privilegiado de poder ter passado por esse topo, onde todos querem estar”, diz o artista.

Reprodução

Hoje, o artista entende que ter uma música de rap no top 1 de uma das maiores plataformas de músicas é uma grande conquista não só para ele, mas para a cena em si, visto que há uma grande criminalização dos gêneros urbanos e muito preconceito contra as culturas periféricas por grande parte da sociedade. Por outro lado, o rapper revela que ter esse êxito não o exime de enfrentar situações preconceituosas: “Infelizmente, a gente sempre vai ter que lidar com isso e com essa falta de informação das pessoas que agem dessa forma”.

Mesmo sabendo que a discriminação segue estando presente, o rapper acredita que esse fortalecimento e expansão do rap no país é uma das principais maneiras de combater a isso. “Por incrível que pareça, a própria música tem esse poder e está desconstruindo o preconceito. Hoje, o rap é um dos gêneros mais ouvidos no Brasil e cada vez mais está tomando espaço, o que é uma grande resposta”, declara.

Na época em que Kawe estourou a primeira música e se tornou viral nas redes, os eventos foram cancelados devido à pandemia da Covid-19. Assim, por um longo período, ele só mantinha contato com o público por meio das mídias digitais. Já atualmente, realizando diversos shows, o artista revela que uma das maiores realizações de sua carreira é poder sentir a emoção de poder se conectar com as pessoas que gostam e admiram seu trabalho. “É uma sensação inexplicável poder viver isso. É uma energia única, que eu sou grato de poder sentir quando estou no palco”, explica.

Sair da versão mobile