Siga nossas redes

Kondzilla e Secretaria da Cultura anunciam projeto “Clipe da Quebrada” para beneficiar artistas periféricos de SP

Iniciativa da Secretaria da Cultura de São Paulo busca ajudar artistas independentes.

Marcando parceria inédita entra a produtora musical KondZilla e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, será lançado, uma vez por mês, um videoclipe de artistas da periferia de SP.

A estreia do projeto “Clipe da Quebrada“, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e auxiliar artistas independentes na divulgação de seus trabalhos autorais, acontece às 16 horas desta terça-feira (25) na Fábrica de Cultura do Parque Belém.

Nomeado “Janela de Busão“, o primeiro audiovisual conta a história de MC RT7, nome artístico de Robert Magalhães, de 25 anos de idade, morador da Cidade Tiradentes e que divide a carreira musical com o trabalho de construção civil.

Como diz a letra da faixa, todo dia o autor tem “quatro horas de terapia, duas para ir e duas para voltar” na ida ao serviço, que utiliza para pensar sobre suas canções e refletir as alternativas de como construir sua trajetória.

Apresentando produção do Selokoobeats junto com MC RT7, também foi selecionada para a realização do clipe a produtora Monomito Filmes, do diretor Lincoln Pires, localizada no bairro do Itaim Paulista.

Como funciona o projeto

Destinando R$ 5 mil para uma produção de videoclipe mensalmente, o projeto terá cada edição escolhida pelas Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, que apoia jovens talentos das periferias, e Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), organização social também ligada à Secretaria da Cultura.

As Fábricas de Cultura se responsabilizarão pela seleção do artista que terá seu clipe contemplado com a verba, oriunda da Apaa. Os equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, que somam 15 ao todo, já são altamente utilizados por jovens artistas da periferia, que usam os estúdios para gravar e os espaços para compor e divulgar os trabalhos.

Já a Apaa, por sua vez, irá inicialmente receber cadastros de produtoras interessadas em concorrer à verba, para depois fazer a seleção de qual realizará a produção do clipe escolhido pelas Fábricas.

“Essa iniciativa visa estimular o empreendedorismo cultural criativo das periferias de São Paulo. É uma forma de promover o encontro entre os talentos da região e gerar renda através da cultura”, conta Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.

As produtoras interessadas em produzir os audiovisuais devem se inscrever pelo e-mail: audiovisual@amigosdaarte.org.br.