Lil Wayne, Nicki Minaj, Kanye West, Rihanna, Beyoncé e mais devem receber $ 8.91 milhões após JAY-Z vender o Tidal

Escrito por Felipe 05/03/2021 às 13:19

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Artistas receberam porcentagem do Tidal quando Jay-Z comprou a plataforma.

A coletiva de imprensa de Nova York anunciando o Tidal e seus 16 artistas interessados ​​em março de 2015 provou ser um sinal presciente da trajetória do serviço de streaming. Jay Z , Beyonce, Kanye West, Rihanna, Alicia Keys, Jason Aldean, Madonna, Jack White, Win Butler e Régine Chassagne do Arcade Fire, Usher, Nicki Minaj, Chris Martin do Coldplay, Calvin Harris, deadmau5, J. Cole e Daft Punk subiram ao palco do edifício James A. Farley Post Office em Herald Square para inaugurar o que Keys chamou de “um momento que mudará para sempre o curso da história da música” em um manifesto que ela fez em nome de seus parceiros artistas.

“Esta noite ainda é apenas o começo de um caminho emocionante pela frente”, disse Keys. “Tidal é uma plataforma de streaming global e em rápida expansão. Estamos aqui hoje para oferecer algo diferente: uma plataforma de propriedade de artistas… tão dinâmica quanto os artistas por trás dela… Hoje marca o verdadeiro início de uma missão para mudar o status quo, para restabelecer o valor da música.”

Anos depois, Jay-Z vendeu sua participação majoritária de $ 297 milhões da Square no Tidal. Superficialmente, US $ 297 milhões é um retorno decente do investimento para Jay-Z, que comprou a empresa controladora da Tidal, Aspiro, por US $ 56 milhões em janeiro de 2015. Mas isso é irrisório em comparação com os US $ 200 milhões pagos pela Sprint por uma participação de 33% na empresa em 2017, avaliando efetivamente a empresa em US $ 600 milhões na época. Fontes disseram à Variety que as notícias da compra da Square saíram como preços de “liquidação imediata”, em um momento em que Jay-Z parecia estar vendendo outros ativos para um fluxo de caixa rápido. Na semana passada, Jay Z vendeu 50% de seu champanhe Armand de Brignac para a empresa de bens de luxo LVMH por US $ 600 milhões – rendendo a ele cerca de US $ 300 milhões por sua propriedade.

Dorsey twittou na manhã de quinta-feira, “Tidal começou com a ideia de homenagear os artistas sendo propriedade e liderada pelo artista, com foco em uma experiência descomprometida da arte. É revigorante e certo. A visão só se torna mais forte à medida que é combinada com ferramentas mais poderosas para artistas, incluindo novas formas de ser pago.”

Mas parece que os grandes vencedores do investimento da Square são Jay-Z e seus 15 primeiros parceiros artistas. Como a Billboard relatou na época, cada artista foi presenteado com 3% do patrimônio líquido do Tidal em um esforço para fornecer conteúdo exclusivo que ajudaria a agregar valor ao preço da assinatura. Com base apenas na matemática do investimento da Square, cada um desses atos deve esperar embolsar US $ 8,91 milhões cada um pelo tempo gasto ajudando no lançamento do serviço. Sendo assim, Lil Wayne, Nicki Minaj, Kanye West, Rihanna, Beyoncé  e mais, devem embolsar cerca de 8,91 milhões cada um.

ícone

Recomendados para você